Falando Francamente – Junho2016

VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO

Queridos irmãos leitores, nosso país viveu neste último mês de maio, uma fase bastante conturbada no que se refere à política, quando tivemos o afastamen­to da presidenta eleita Dilma Rousseff, da presidência da república. Sem dúvida alguma todas as aten­ções estiveram voltadas ao congresso nacional. É de se lamentar profundamente o tempo perdido para as discussões e votações, enquanto importantes projetos foram deixados de lado. A realidade indiscutível é que tudo de ruim que tivemos em governos passados está de volta, sendo destaque maior para a corrupção e a própria inflação. Escândalos envolvendo grande número de parlamentares re­velam a ganância e o enriquecimento ilícito. A operação lava jato, revela de for­ma estarrecedora, nomes de pessoas, as quais jamais imaginaríamos que esti­vessem envolvidas. Empresários e diretores de diversas empresas, aparecem no noticiário, mostrando suas caras através da TV, com a maior naturalidade. Já pensaram nos comentários que seus filhos e netos ouvem nas escolas, tipo: Eu vi seu avô na televisão sendo preso, ou ainda: Vi seu pai algemado sendo levado para cadeia. Enfim é de fato uma vergonha o que vem acontecendo no nosso país. Enquanto os políticos se atolam num verdadeiro mar de lama, o povo sofre uma série de dificuldades, onde se destaca a insegurança e o de­semprego. É incrível o crescimento da violência, com constantes assaltos e casos de balas perdidas, quando o policiamento é falho e omisso, sendo muito fácil entender por que: Péssima remuneração, uso de armas obsoletas, falta de treinamento adequado, o que facilita a corrupção. Afinal, são milhões de reais que circulam no meio do tráfico de drogas, quando propinas são ofereci­das e dificilmente recusadas elou denunciadas. Na área judicial rolam milhares de processos, que dependem de pareceres e encaminhamentos para julgamento. A lentidão da justiça é evidente, sem que se fale em soluções. É impressionante o número de policiais mortos no cumprimento do dever. Antigamente o jogo do bicho era o vilão da violência e da corrupção.     Vivendo todas as décadas, a partir de 1940, lembro perfeitamente que não se falava em drogas, falava-se muito levemen­te em maconha, assaltos eram muito raros, havia sim muito ladrão de galinha e batedores de carteira. Hoje, há Ladrões de todo o tipo, inclusive nas áreas governamentais e parlamentares. Quando criança ganhei revolveres e metralhadoras de Brinquedo e brinquei de mocinho sem que com isso me tornasse um bandido ou um fora da lei. Hoje tais brinquedos não são mais vendidos, sob alegação que podem incentivar a violência.

Por tudo isso, nós cristãos católicos, devemos da melhor forma possível, mostrar que somos diferentes, ou seja: Somos povo de Deus em busca da salvação e da vida eterna, e nosso comportamento deve ser sempre pautado na honestidade e dignidade, sem violência e corrupção.

Louvores e Glórias a Deus

 

Zamoura (Da Diva) 15° E.C.C

zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM