Falando Francamente – jun2017

 

A Beleza da Santa Missa
 

               Estimados irmãos leitores, evidentemente nós cristãos católicos participamos das Missas dominicais, e como tal, precisamos entender tudo que se refere às celebrações, razão pela qual daremos a seguir algumas explicações e esperamos que entendam. Cada Missa tem sua equipe de liturgia, cujos coordenadores atuam de comum acordo com os padres que presidem as celebrações. Cada Missa tem também suas equipes, quais sejam: comentaristas, leitores, acólitos, ministros da Eucaristia, canto e acolhimento. Os acólitos são coroinhas, os quais se revezam a cada Missa, são treinados e orientados para servir ao padre celebrante. Na década de 1980, quando aqui chegamos , não havia a equipe dos coroinhas e a acolitagem era feita pelos irmãos integrantes da equipe de liturgia.

               No que se refere às equipes de canto, cada missa tem a sua, cujo coordenador deve conhecer cada tempo litúrgico, para que os cânticos sejam apropriados e devidamente ensaiados. O salmo responsorial pode ser proclamado ou cantado por algum integrante da equipe. Quanto aos leitores, estes deverão pertencer à equipe de liturgia e devem se ater aos textos de modo integral e sem cortes; o mesmo acontece com o Evangelho que o padre celebrante lê. Aqui na nossa paróquia, Pe. Sebastião é exigente e não permite que haja cortes ou reduções nos textos a serem lidos, sejam eles curtos ou longos. Quanto às procissões, estas são organizadas com critério e bom senso, sendo que a procissão de entrada é composta pelos acólitos, leitores, Mesc’s e o sacerdote celebrante. Já na procissão do ofertório, participam aqueles que atuam na equipe de liturgia, sendo comum que aniversariantes de nascimento, bodas de prata e/ou de ouro participem também, quando paroquianos.

               Quanto às homilias, embora muitos não as valorizem, são muito importantes, uma vez que o padre celebrante discorre sobre cada passagem bíblica, das leituras e do Evangelho. Tivemos aqui na nossa paróquia, um padre que não permitia conversas e desatenções durante a homilia, e chamava a atenção da assembleia, clamando por silencio, estamos nos referindo ao Pe. Miguelito, que esteve conosco por muitos anos e que foi transferido recentemente para outra paróquia.

Por tudo isso, queremos parabenizar a todos quanto se dedicam a garantir a BELEZA DA SANTA MISSA.

Louvores e Glórias a Deus

 

Zamoura (da Diva) 15º ECC

zamouraediva@oi.com.br

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM