Falando Francamente – Julho 2016

DEVANEIOS

 

Estimados leitores, como disse o poeta: sonhar não custa nada, assim como imaginar.

Passou o mês de junho e com ele festas alusivas aos três santos, sendo dois apóstolos os quais são atribuídas qualidades discutíveis e desacreditadas, será? A música de Lamartine Babo, é uma boa homenagem a eles, vale á pena recordar: Com a filha  de JOÃO, ANTÔNIO ia se casar, mas PEDRO fugiu com a noiva na hora de ir pro altar. Quando se fala em São João, lembramos-nos de fogos de artifício, fogo, fogueira etc., ou seja: João representa fogo, embora não seja o patrono do corpo de bombeiros. Sinceramente nem sei se o corpo de bombeiros tem patrono. Mas… Pular a fogueira é coisa de São João, balões com bucha de fogo, também é coisa de São João e por aí vai. Aqui abro um parêntese para parabenizar nosso amigo e irmão Badá, que juntamente com uma eficiente equipe, organizou festa junina da nossa paróquia, apesar do intenso frio, a comunidade prestigiou e compareceu com incrível espírito participativo. Foi incrível a variedade de quitutes muito bem preparados e doados pelos barraqueiros, ora, naquelas noites frias, ninguém resistiu à tentação de saborear churrasquinhos, pasteis e caldos, sem falar no cachorro quente que latia insistentemente atraindo e seduzindo as pessoas a comê-lo. Mas, voltando aos santos juninos, não podemos deixar de enaltecer a preferência dos solteiros  por ele, afinal como diz a música matrimônio… Matrimônio… Isto é lá com Santo Antônio. Pois é… Saibam que Santo Antônio morreu aos 36 anos e costumava celebrar casamentos sem nada cobrar aos pobres e necessitados, estou me referindo a Santo Antônio de Pádua. Na qualidade de intercessor, este Santo, muito provavelmente deve estar triste e decepcionado com aqueles que o ignoram, trocando a seriedade do matrimônio, por sexo casual e amizades coloridas. Afinal, hoje em dia namorados viraram amantes e o sexo banalizado, sem amor, sem responsabilidade e totalmente descompromissado, logicamente, com a diversificação dos Motéis, tudo ficou mais fácil aos inimigos do matrimônio e aos praticantes da infidelidade conjugal. Do jeito que estão às coisas,  muito provavelmente Santo Antônio, terá que assumir outras funções, perdendo ser também BATIZADEIRO. Já que diminuiu o número de casamentos e aumentou o número de batizados.

Quanto a São Pedro, nosso ministro das condições meteorológicas, este certamente vive feliz e totalmente satisfeito, nos proporcionando calor na época certa e frio conforme a estação do ano. Ninguém pode reclamar de falta de chuvas. A Cantareira em São Paulo atingiu níveis satisfatórios graças às chuvas torrenciais, com alagamentos, desabamentos e desabrigo principalmente aos mais pobres e que insistem em construir seus barracos nas encostas dos morros. Acreditamos até que nestes exageros, São Pedro não seja culpado, isso deve ser coisa de algum interino, alias a interinidade virou moda no nosso país: O presidente da república é interino, assim como o governador e até o técnico do flamengo. Vejam prezados leitores como Deus criou os seres e as coisas. Enquanto João acende a fogueira dos corações apaixonados e apascentados por Santo Antônio, quando acontece impaciência e precipitação daqueles casais que, vencidos pelo desejo, antecipam a lua de mel em pleno período de namoro, aí é que surge o trabalho de São Pedro, que manda chuva torrencial para dificultar o acesso aos motéis.

Queridos irmãos, sonhar não custa nada, claro que tudo isso representa sonhos lindos DEVANEIOS, como diz a música gravada pelo saudoso o Miltinho.

 

Louvores e Glórias a Deus

 

Zamoura(Da Diva) 15º E.C.C

                                                                                zamouraediva@oi.com.br

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais