Falando Francamente – jul2017

 

30 ANOS DE ALEGRIAS

 

Queridos irmãos leitores, com muita satisfação relembro com saudades tudo de bom que aconteceu conosco, desde a nossa conversão em maio de 1987, por ocasião do 150 E.C.C. cuja nossa participação, deveu-se a um convite feito pelo casal Nelson e Maria Tereza, sendo ele meu colega de trabalho na VARIG.

Embevecidos e encantados com o maravilhoso clima existente no Encontro de Casas com Cristo, sendo que o 150 teve como casal coordenador geral Cláudio e Moema, e como casal apresentador Roberto e Mônica, foram três dias memoráveis que mudaram totalmente nossa vida em termos de religião e crença. Naquela época Pe. Sebastião era o pároco e dirigente espiritual do encontro. Cheio de força e disposição, vivendo a plenitude dos seus quarenta e poucos anos, se desdobrava incansavelmente em prol do êxito do 150 ECC, e assim aconteceu. Sem dúvida alguma tudo que aconteceu de forma surpreendente e agradável, mostrava a importância, a fé e a disposição dos casais em dar o melhor de si aos novos casais encontristas. 30 ANOS DE ALEGRIA, vividos num agradável convívio com uma plêiade de pessoas, que em cada atitude e cada sorriso, faziam com que nos sentíssemos em casa. Permitam que cite os nomes de alguns casais que com seus bons exemplos de vida matrimonial, fizeram com que nossa conversão se consolidasse: Wanderley e Maria Luiza, Walter e Zélia, Adilar e Vera, Lira e Solange, Sérgio e Pena, Caetano e Lúcia, Black e Zezé, Júlio e Toninha, AItair e Regina, Carlinhos e Célia, Alberto e Nely, Lair e Magali, Térsio e Jane, José Maria e Nyra, Moacyr e Liana, Aloysio e Heloisa, Ranulfo e Marina, Enio e Maruza, Getúlio e Graça, Marcos e Yê, Aramis e Sônia, Paulo e Beth, Maurício e Beth, Indio e Meminha, Bilico e Eneida, Beto e Alice, Sérgio e Regina, Marcos e Solange, Cesar e Celina, Braga e Heledir, entre outros. Com estes casais aprendemos a rezar, a ler e valorizar o evangelho. Com eles sentimos aumentar nossa fé em Cristo, com eles aprendemos a ser mais caridosos e fraternos, graças a eles foram abertos os caminhos para nossa santificação e salvação. O saudosismo nos domina, fazendo com que em nossas mentes, surjam cenas em que participamos, eu e meu Bandolim, inclusive nas Missas Dominicais muito bem presididas pelos padres Sebastião, Vitor e Tiuba. Não podemos esquecer-nos dos trabalhos da Pastoral da Alegria, relevantes e sempre coordenados pelo bravo casal Sérgio e Pena, cujos eventos atraiam multidões ao Loreto.

Nosso crescimento espiritual atingiu seu clímax, quando convidados pelo Pe. Sebastião, assumimos a coordenação da Pastoral Familiar no Vicariato Suburbano, tendo assim a oportunidade de conviver com a cúpula da Igreja católica no Rio de Janeiro, participando de memoráveis reuniões na Arquidiocese e inesquecíveis retiros no Sumaré. Graças a este trabalho pastoral, tivemos a satisfação de participar da comitiva que foi a Roma, agradecer ao Papa João Paulo II,  sua participação no II Encontro Mundial do Papa com as famílias, e num momento de muita emoção, recebemos das mãos de sua Santidade os terços que guardamos com muito carinho.

Decorridos 30 ANOS DE ALEGRIAS, hoje, idosos, sem condições de exercer o trabalho pastoral, temos a Paróquia de N.Sra de Loreto, nas nossas orações e no nosso saudosismo, reverenciamos a todos quanto passaram em nossas vidas, pedindo a Deus que conserve a força evangelizadora desta Par6quia, que tem absoluto destaque em nossa história, e que dê forças e saúde ao nosso Pastor Pe. Sebastião, para continuar conduzindo seu rebanho.

Louvores e Glorias a Deus

 

Zamoura (Da Diva) 150 E.C.C.

zamouraediva@oi.com.br

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais