Falando Francamente – Incentivo

Queridos irmãos leitores, com a graça de Deus e quase sem percebermos, já estamos vivendo o ano  litúrgico de 2014, o que significa que começa tudo novamente. Novidades, surpresas e  acontecimentos começam a surgir neste ano santo, que promete muita coisa boa, inclusive fora das atividades religiosas, como por exemplo, a  realização da  Copa  do Mundo. Como uma dádiva dos céus, no dia 11 de janeiro, nosso Papa Francisco, anunciou os  nomes  dos  novos  Cardeais, entre  eles o de  D. Orani João Tempesta, nosso Arcebispo; com isso, muitas manifestações de agrado, inundaram nossos corações com os sentimentos de  alegria, contentamento e satisfação pela feliz escolha. Por falar em cardeal, evidentemente não podemos esquecer o saudoso D. Eugênio de Araújo Sales, com quem tivemos a alegria e a satisfação de conviver em memoráveis reuniões em nossa Arquidiocese. Simples e humilde, nosso novo Cardeal D. Orani, certamente dará continuidade ao seu brilhante trabalho frente à nossa Arquidiocese, contando naturalmente com a colaboração de todos que o cercam, inclusive nós paroquianos seus admiradores. A escolha de D. Orani como novo cardeal, não deixa de ser mais um INCENTIVO ao povo de Deus católico, para que se junte a ele nos trabalhos de evangelização e desenvolvimento pastoral. Dom Orani desde que assumiu o cargo de Arcebispo da nossa cidade deu um exemplo de presença constante nas nossas paróquias e comunidades. Sempre participando das festas e solenidades, com uma simplicidade impar. Precisamos nos esforçar deixar o comodismo de lado e esquecer, de certa forma, a convivência com o avanço tecnológico.  Quero me referir aos internautas viciados e aos adeptos de jogos eletrônicos computadorizados, que invadiram de   forma brutal até mesmo os telefones celulares, e com isso as famílias, em especial aos jovens que se distanciam cada vez mais da fraternidade social e do trabalho pastoral. Saibam prezados leitores, que aqui na nossa paróquia, percebemos certo esvaziamento pastoral, principalmente na Pastoral do Dízimo. Precisamos arregaçar as mangas e dizer: “Eis-me aqui Senhor, faça-se em mim segundo a sua vontade”, como fez Maria Santíssima, escolhida para ser a mãe de Jesus. Sem dúvida alguma, é importante a freqüência à Santa Missa, mas este não é o único caminho para a salvação, apesar de  muitos  acharem que para ser católico basta freqüentar a Santa Missa. Com a certeza de que fizemos o possível para servir a Deus,  em diversas pastorais e apesar dos meus 80 anos, continuo presente no trabalho pastoral, naturalmente com mais lentidão e dentro do possível. Oremos para que Jesus dê INCENTIVO a todos para que se dediquem com mais afinco ao trabalho pastoral,  neste ano em que nossa Arquidiocese instituiu como ANO DA CARIDADE SOCIAL, evidenciado com   muito brilho pelo nosso Pároco Pe. Sebastião, no editorial desta revista do mês de janeiro.

Louvores e Glórias a Deus

Zamoura (Da Diva) – 15º E.C.C

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM