Falando Francamente – Janeiro 2017

 

ALGUMAS VERDADES

 

                Com a graça de Deus, iniciamos mais um ano litúrgico, e com ele esperamos as devidas mudanças e grande melhoria no que se refere às reformas políticas, inclusive a redução das taxas relativas ao desemprego, cuja incidência está levando as famílias ao desespero, a ponto de aumentar a violência e a insegurança de modo geral.

                É muito triste imaginar um chefe de família desempregado, com suas contas inadimplentes e sem condições de comprar alimentos para o sustento de seus familiares. O pior é que tudo se agrava ao seu redor, inclusive no que se refere à saúde, pois sem dinheiro não é possível comprar medicamentos. É bom que se diga que neste contexto, nossa paróquia faz a sua parte, graças ao brilhante trabalho desenvolvido pela Pastoral da Ação Social, que continua distribuindo mensalmente bolsas com gêneros de primeira necessidade, inclusive materiais de limpeza e higiene. É bem verdade que Betânia também faz sua parte ajudando e acolhendo os mais necessitados.

                Tivemos mais uma vez neste final de ano, a tradicional queima de fogos na zona sul, milhões de reais queimados com os foguetes e shows pirotécnicos em forma de atração turística, sem dúvida alguma é o show do desperdício, uma autêntica agressão aos pobres que anseiam por um prato de comida. Imaginem prezados leitores, a tristeza e o inconformismo daqueles que na noite de natal, não tiveram ceia, imaginem a decepção de milhares de crianças que não receberam presentes. As lágrimas que jorraram de cada foguete, realmente divertiu muita gente. Enquanto isso, as lágrimas que foram vertidas pela pobreza, demonstraram tristeza e dor, e assim, a dificuldade financeira de muitos irmãos neste natal que passou foi evidente, notamos que a cada ano diminui o número de casas ornamentadas com luzes piscando. O próprio comércio se retraiu contendo gastos, nos Shoppings não houve o movimento dos anos anteriores, o que se viu foi a grande procura de presentes baratos, a venda no comércio ambulante. Não podemos deixar de considerar a dificuldade financeira dos funcionários estaduais, cujos salários atrasados, contribuiu para o esvaziamento do comércio.

                Quanto aos presépios, estes estão cada vez mais escassos nos lares Cristãos, assim como as tradicionais árvores de natal. Houve preferência por uma melhor alimentação, e foi deixada de lado a decoração.

                Que Deus na sua infinita bondade inspire as autoridades do nosso país, a lutarem em prol de um futuro melhor, fazendo com que o Natal de 2017 seja bem melhor do que este que passou.

 

                                        Louvores de Glórias a Deus

                                      Zamoura (Da Diva) 15º E.C.C

                                         zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM