Falando Francamente – fev2017

 

JUVENTUDE INFORMATlZADA

 

É público e notório, que o avanço tecnológico tem também grande influência no meio da criançada e do público jovem, logícamente dos adolescentes igualmente. Permitam que abra um parêntese para lhes comunicar que completei 83 anos no dia 2 de janeiro último, o que significa que vivi oito décadas. Portanto, posso Ihes assegurar com toda certeza que lamento profundamente, quanto as condições atuais, em que vivem as pessoas de um modo geral, em termos de Jazer e entretenimento, impressiona a nós idosos e dificultam nosso convívio com os jovens. Na vida moderna, o telefone celular por exemplo, está nas mãos inclusive das crianças. Ficamos impressionados como nossa netinha Giovana (4 anos), manuseia o celular com incrível habilidade, vendo filmes, ouvindo música e até falando conosco, os aplicativos watsapp substituíram as cartas e telegramas. Ah, como era maravilhoso receber telegramas no nosso aniversário, inclusive até hoje guardamos com carinho todos os telegramas que recebemos no dia do nosso casamento.

A grande verdade é que o telefone celular domina as famílias e a humanidade.

No que se refere as equipes de canto das Igrejas, virou coisa do passado lidar com estantes e partituras, agora é só olhar pro celular e ler tranqüilamente. Condições meteorológicas, horóscopo, resultado das loterias e dos jogos de futebol e até mesmo o Capítulo da novela, ta tudo lá no celular. Não vejo hora de fazermos uma consulta medica, ligando pro nosso médico e colocar o celular no peito para ele diagnosticar e até receitar. Pra você localizar um endereço não há necessíáade de se perguntar onde fica tal rua e tal bairro, basta colocar o celular no aplicativo GPS, pronto. Tem mais, distância não é problema pro celular, certo dia liguei pro meu amigo Cesar (Da Cristina) e ele atendeu na Serra Gaucha, e assim você pode ligar até pra China e falar sem nenhuma dificuldade. Mas… no que refere ao lazer da Juventude, saibam que brinquei de roda, pie/esconde, pular carniça, pie/bandeira, cacei passarinhos e borboletas, pulei corda e cantei todas as cantigas de roda do folclore brasileiro, brincávamos de casamento japonez, cabra cega, onde está a margarida e nem por isso mudei de gênero. Hoje a JUVENTUDE INFORMATIZADA, prefere os celulares, computadores e os Vídeos-Games. Não se vê mais crianças rodando pião, soltando pipas, brincando de salto em altura, subindo ‘em árvores. As meninas põr sua vez, largaram as bonecas e as brincadeiras de fazer comidinha. Quando surgiu o uso das TV, os aparelhos ficavam nas salas, onde todos se amontoavam para assistir, hoje, tem um aparelho em cada quarto. Falando em moda e trajes, não esqueço das calças curtas que usávamos na adolescência, acompanhadas de alpargatas roda, usávamos suspensórios. Dormíamos usando pijamas de flanela e as meninas com camisolão, hoje as crianças dormem de cueca e de calcinha, principalmente no verão. É … prezados amigos leitores, que Deus nos ajude a aceitar, conviver e entender o que Ele quer de nós, através do avanço tecnológíco e da JUVENTUDE INFORMATlZADA.

Louvores e Glórias a Deus

Zamoura (Da Diva) 15° E.C.C
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM