Falando Francamente – Éramos dois, hoje somos onze

 

Prezados amigos leitores, recentemente vivenciamos o dia dos namorados, nós casados, tivemos oportunidade de relembrar os bons tempos de romantismo vividos na nossa época. Estamos nos referindo a década de 1950. Quando iniciamos nosso namoro, eu com 19 anos e ela com 13. Ah… Que saudades dos beijinhos nas mãos e nos dedos ao nos despedirmos. Aliás, um grande sucesso gravado por Francisco Alves, intitulado BOA NOITE AMOR, diz na  última estrofe: OLHANDO NOS OLHOS TEUS, HEI DE BEIJANDO TEUS DEDOS DIZER, BOA NOITE AMOR, MEU GRANDE AMOR, CONTIGO EU SONHAREI… Puro e verdadeiro romantismo. Ah! Que saudades dos passeios de braços dados e dos rostos colados, enquanto dançávamos, Ah! Que saudades do nosso noivado ocorrido em 1958, quando reunidos na sala de jantar da casa dela, perguntei a cada um dos meus seis futuros cunhados, se aceitavam o nosso noivado e se gostariam de serem meus cunhados.  Aos pais dela, disse que a levaria com prazer aos pés do altar, claro, se eles concordassem que ela fosse minha noiva. Claro que houve emoção e lágrimas no momento em que trocamos as alianças sob o aplauso de todos. Pois é… Devidamente enquadrado como noivo, passei a merecer algumas regalias, inclusive jantar, quando voltava do trabalho e ia direto pra casa dela. Ah… Que saudade daquele enroladinho de mortadela com recheio de purê de batata. Ah… que saudades dos beijinhos trocados no escurinho do cinema. Ah!  Que saudades das atitudes infantis dela, quando dizia: “Se você não chegar cedo ao Sábado, vou trocar de mal com você”, e assim vivíamos na base de SÓ VOU SE VOCÊ FOR, frequentando festinhas de aniversário, bailes, praias etc.. Claro que como cantor e compositor, fiz música para ela, inclusive uma valsa seresta com nome DIVA, cuja Letra dizia: Tens um nome encantador, que nunca esquecerei, pois sou um sonhador, canto qual uma  patativa, pois sei que não esquecerei seu nome DIVA. Ah que saudades da inesquecível viagem na volta de São Paulo, quando ela foi experimentar seu vestido de noiva preparado pela prima ADA, exímia costureira. Foi realmente uma colherzona de  chá que nos deram, quando meu futuro sogro pediu que a fosse buscar, nos proporcionando a oportunidade de ficarmos juntinhos num ônibus da viação cometa durante seis horas, sem que ninguém nos importunasse, nem nos flagrassem aos beijos e abraços. Depois de tantas alegrias, emoções e expectativas, no dia 14 de maio de 1960, na Igreja Coração de Maria, casamos, eu com 26 ela com 20 anos de idade.

O tempo passou, tivemos dois filhos. Os filhos cresceram e casaram nos dando três netos, o neto mais velho casou e nos deu um bisneto e tem outro a caminho, o que significa que éramos dois e hoje somos onze. Fizemos bodas de prata, bodas de ouro, cuja Missa foi celebrada pelo Pe. Sebastião.

Com as bênçãos de Deus, continuamos valorizando e vivenciando o sacramento do matrimônio até que a morte nos separe, vivendo de acordo com as palavras do PE. Zezinho, constantes na canção ORAÇÃO PELA FAMÍLIA: Que a família comece e termine sabendo onde vai, temos força de amar sem medidas, sem que ninguém interfira na nossa vida a dois, e que os filhos, graças a nossa união, conhecem a força que brota do amor. Vivendo no ontem e no hoje em função de um depois, esperamos jamais desmerecer as bênçãos de Deus.

 

Louvores e Glórias a Deus

 

Zamoura (Da Diva) 15º E.C.C

zamouraediva@oi.com.br

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM