Falando Francamente – Equipes de Nossa Senhora

Como já dissemos repetidas vezes, somos integrantes das Equipes de Nossa Senhora e como tal, cumprimos as rotinas que o movimento requer. Saibam que temos uma pu­blicação mensal intitulada CARTA MENSAL, cujos artigos são escritos pelos próprios equipistas e/ou pelos conselheiros espirituais os quais são eles: Padres, Diáconos, Reli­giosas e Religiosos, até mesmo seminaristas. Vale dizer que cada equipe tem seu con­selheiro espiritual. Nosso movimento vem crescendo a cada dia, e hoje temos cerca de 5.500 equipes espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, num total de 30.500 casais inte­grantes e cerca de 3.300 conselheiros espirituais. Cada equipe tem em média cinco casais, que se reúnem mensalmente em reuniões denominadas FORMAIS e INFORMAIS. As reuniões formais são realizadas nas residências dos casais integrantes, que partilham um lanche e/ou jantar a combinar. Nestas reuniões são feitas orações e ofertório, quando é feita contribuição em dinheiro, cujo total arrecadado é enviado ao casal responsável pelas finanças do movimento. Nas reuniões formais, também são cumpridos alguns itens tais como: Escuta da palavra e reflexão com os devidos cânticos, regra de vida e demais itens dos pontos concretos de esforço, abreviadamente PCE. Os casais equipis­tas se propõem a comparecer regularmente á Santa Missa Dominical e ao trabalho pastoral, assim como aos eventos do movimento, tais como: Noites de oração de forma­ção e retiro espiritual anual entre outros. Quanto às reuniões INFORMAIS, estas podem ser realizadas não só nas residências como em locais públicos inclusive restaurantes e com a presença dos familiares dos equipistas. Nossa equipe denominada Equipe N. Sra. De Loreto, é composta de cinco casais, são eles: Diva e Zamoura, Sônia e Aramis, Solange e Marcos Julien, Cláudia e Dalmo e Zezé e Black. Nosso conselheiro espiritual e o Frei Emerson Carlos, pároco da paróquia N. Sra da Consolação e Correia. Em ca­da região existem diversas equipes, na nossa região de Jacarepaguá, usamos camisas na cor laranja. Permitam que lhes diga que em épocas bem distantes, as candinhas e os linguarudos, diziam que éramos elitizados e donos da verdade. Graças a Deus, este tem­po passou e nos orgulhamos de pertencer a um movimento reconhecido e valorizado pela nossa Igreja e pelos queridos irmãos católicos. Nosso movimento foi fundado pelo Pe. Henri Caffarel, francês, nascido em 30 de julho de 1903 e falecido em 18 de setem­bro de 1996. A primeira etapa de sua canonização já foi concluída.

Rezemos juntos a oração dos equipistas, ou seja, o MAGNIFICAT: O poderoso fez em mil maravilhas e Santo é seu nome! A minh’ alma engrandece o Senhor, exulta meu espírito em Deus, meu Salvador! Por que olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações hão de chamar-me de bendita! O Poderoso fez em mil maravilhas e Santo é seu nome! Seu amor para sempre se estende, sobre aqueles que o temem! Manifesta o poder de seu braço, dispersa os soberbos; derruba os poderosos de seus tronos e eleva os humil­des; sacia de bens os famintos, despede os ricos sem nada. Acolhe Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido a nossos pais em favor de Abraão e de seus filhos para sempre! Glória ao Pai, ao filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre Amém! O poderoso fez Em mim maravilhas e Santo é o seu nome!

Louvores e Glórias a Deus

Zamoura (Da Diva) 15° E.C.C
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais