Falando Francamente – Dezembro 2016

 

TEMPO DO ADVENTO
 

Num piscar de olhos, chegamos a um período litúrgico muito apreciado pelo povo de Deus, principalmente pelas crianças. É tempo de festas, confraternização e congraçamento. Maravilhosa fase em que as pessoas se movimentam, objetivando a preparação para o nascimento do menino Jesus. É bem verdade que em meio a tanta movimentação, surge a figura vermelha e tradicional do Papai Noel, que encanta as crianças desejosas de ganharem presentes. Grupos se preparam para a realização da brincadeira do amigo oculto, quando a troca de presentes acontece nas famílias ao som das velhas músicas natalinas. Alguns grupos enfeitam suas ruas e promovem encontros festivos onde não faltam os assados tradicionais da época, tais como perus e chesters. Algumas perguntas pairam no ar: onde fica o aniversariante? E o presépio? E os símbolos adequados onde ficam? Lamentavelmente é intensa a movimentação comercial, assim como a decoração chamativa, onde luzes piscam incessantemente iluminando árvores cobertas de sinos, laços e bibelôs. Evidencia-se a falta dos presépios e a figura do menino Jesus na manjedoura. De forma inadequada e exagerada, bebidas alcoólicas são consumidas. Neste turbilhão de festividades e agitos, na verdade, também acontecem coisas muito boas e válidas, no que se refere à caridade. Na nossa paróquia de N. S. de Loreto, a Pastoral da Ação Social, se prepara para distribuir aos assistidos, cestas alusivas ao Natal. Assim como a Pastoral da Liturgia, que sendo responsável pela realização da Missa do Galo, se reúne para prepará-la condignamente. Saibam prezados leitores, que esta Missa atrai milhares de fiéis. Realmente a celebração feita pelo Pe. Sebastião emociona a todos, principalmente no momento em que ele ergue um bebê recém-nascido, representando o menino Jesus. Na verdade, a nós católicos, cabe uma grande responsabilidade no que se refere ao TEMPO DO ADVENTO. Devemos nos conscientizar da importância em reverenciar o menino Jesus, festejando alegremente o seu aniversário, procurando aproveitar a oportunidade para reunir a família, realizando uma ceia que deve ser precedida de orações em torno do presépio, antes dos comes e bebes. Comidas e bebidas devem ser consumidas moderadamente. Deve haver um fundo musical apropriado. Por falar nisso, lembramos com carinho de uma paródia que o falecido diácono prof. José Caseira nos ensinou, que deve ser cantada coma  música PARABÉNS A VOCÊ, cuja letra é: Parabéns pra Jesus / Que nasceu pobrezinho? Dou-lhe meu coração / Para ser seu bercinho.

Recebam prezados leitores, meus votos de um Natal bem feliz e que o ano litúrgico de 2017, lhe traga muita paz, saúde e prosperidade.

Louvores e Glórias a Deus

 

Zamoura (da Diva) 15º ECC

zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM