Falando Francamente – Crianças na Igreja

CRIANÇAS NA IGREJA

 

Queridos irmãos leitores, não sei se vocês repararam que ultimamente o tempo está passando com muita rapidez, e com isso as datas festivas parecem que se embolam, com isso, as crianças se confundem e ficam cheias de dúvidas. As cabecinhas ficam a mil e com isso, vivem fazendo perguntas aos adultos com toda razão. Uma pergunta muito comum entre os pequeninos: Mamãe se o papai do céu nasceu em dezembro, ele durou muito pouco, pois está morrendo em Março. Imaginem como fica difícil explicar estes três meses de vida de Jesus. O que dizer?? Como esclarecer?? Pela pouca idade, apesar da nossa boa intenção em explicar, claro que não vão entender. O melhor é dizer simplesmente: Meu filho, isso é coisa da Igreja, quando formos ao Loreto, vamos perguntar ao padre Sebastião e ele vai nos explicar muito direitinho, agora, procure dormir em paz e rezar. Aí a criança pergunta: Devo rezar para o papai do céu, para o papai Noel ou para o menino Jesus? Aí você responde: Por via das dúvidas reze para os três.

Logicamente estamos nos referindo a crianças de zero a sete anos de idade, pois com sete anos elas poderão ser catequizadas e tudo será devidamente explicado. Por falar em catequese, aos pais que nos leem, lembrem-se da importância de colocar seus filhos na iniciação religiosa, e tudo começa justamente na catequese que possibilita a realização da primeira eucaristia, que infelizmente em muitas famílias acaba sendo a única na vida da criança. Lamentavelmente, muitos pais evitam levar seus filhos à Missa, achando melhor deixa-los brincando em casa, o que é E R R A D Í S S I M O, as crianças precisam se acostumar à realidade religiosa dos pais, estes por sua vez precisam dar os melhores exemplos, mostrando a elas a beleza da vida no encontro dominical com Jesus. Claro que durante as celebrações, as crianças não se prendem ao que está acontecendo no altar, não entendem inclusive porque o padre usa os paramentos. Já ouvi um pai dizer, que seu filho perguntou por que o padre usava uma saia grande. Agora, como explicar que batina não é saia? No momento da comunhão, na inocência própria da idade, provavelmente muitos já disseram: Também quero comer aquele biscoitinho branco. Em suma, se confundem, não entendem. Fazem perguntas difíceis de responder, ficam na dúvida, mas ao verem repetidas vezes, acabam se acostumando. O importante é que haja paciência, muito carinho e responder da melhor forma possível às perguntas, por mais absurdas que sejam. Devemos entender que o importante é acostumar as CRIANÇAS NA IGREJA em qualquer idade, e os pais por sua vez, devem levá-las a primeira Missa e pedir ao padre que as apresente a comunidade, pegando-as no colo e erguendo-as para que todos vejam e aplaudam. Isso é religiosidade, perseverança e fé, sem dúvida alguma o tripé que nos garante acima de tudo a paz e a proteção de Jesus, como diz a música do padre Zezinho: “É impossível não crer em ti, é impossível não te encontrar, é impossível não fazer de ti meu ideal”.

Louvores e Glória a Deus
Zamoura (Da Diva) 15º E.C.C
 zamouraediva@oi.com.br

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM