Falando Francamente – Carta de Jesus

Estimados irmãos leitores, realmente este ano assim como os demais, passou rapida­mente e já estamos vivendo o tempo litúrgico do advento, e com ele a euforia e as a­legrias que este tempo representa.     Mas, se fizermos um exame de consciência e ana­lisarmos com a devida seriedade o que este tempo representa na nossa vida de Cris­tãos católicos, chegaremos à conclusão que está tudo errado. Imaginemos, pois, que Jesus nos remetesse uma carta bastante significativa, cujo texto certamente seria:

 

“Aproxima-se o dia do meu aniversário, e como sempre, intensos preparativos acon­tecem. É incrível a criatividade das pessoas que colocam acima de tudo, os presen­tes e os comes e bebes. Residências e casas comerciais são enfeitadas com flores e arranjos coloridos sem nenhum presépio, sem que ninguém se lembre de que eu é que seria o grande homenageado. Há troca de presentes numa brincadeira que inventaram chamada AMIGO OCULTO. Enquanto isso, o grande oculto sou eu. Todos ganham presentes menos eu, que sou o aniversariante. Logicamente, o melhor presente que me poderiam dar, seria pelo menos uma oração, mas… a euforia, a alegria e o entusi­asmo pelas festas, incentivam as pessoas a me esquecerem. Houve um ano, que mes­mo sem ser convidado, entrei numa residência onde havia uma grande festa, muita comida e bebida a vontade, fiquei observando os acontecimentos. Claro, havia música e danças. Lá para as tantas algumas pessoas já davam sinais de embriaguês. De repen­te, entra na sala um sujeito vestido de vermelho com barba e bigodes brancos postiços, carregando um grande saco cheio de presentes, e todos gritavam: Viva o Papai Noel! Viva o Papai Noel! Pois bem, ele sentou-se num lugar destacado e imediatamente foi cercado pelas crianças, e começou a distribuir presentes e contar a história da sua vi­da, dizendo que viajava sempre num trenó puxado por Renas voadoras, e que visitava todas as crianças, levando presentes. Ora, seria uma boa oportunidade para falar em mim, no meu nascimento e na minha história, em vez de falar mentiras. Mas, preza­dos irmãos, tenho fé e esperança que surja muito breve a mudança disso tudo, e que a humanidade se lembre de mim e das minhas obras. Não sou contra que cada um come­more meu aniversário a seu modo. Mas gostaria muito de ser lembrado… Sinceramente, não entendo que haja uma noite feliz sem a minha presença. Rezemos para que a hu­manidade não dê tanto valor às coisas materiais ao festejarem meu nascimento, e que procurem através da caridade, aproveitar a data para visitarem asilos, orfanatos, hospitais, Levando carinho e atenção àqueles que sofrem. Tenham todos um Feliz Na­tal e se possível, lembrem-se do meu aniversário.”

Na certeza de que esta carta poderia ser realidade, que possamos refletir e admitir que o presépio é muito mais importante do que uma Árvore de Natal, e que nossas orações são e serão sempre verdadeiros presentes para Jesus, na noite do seu aniversário.

 

Louvores e Glórias a Deus
Zamoura (Da Diva) 150 E.C.C
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM