Falando Francamente – Bons Exemplos
Bons Exemplos
É… queridos irmãos leitores realmente o tempo está passando cada vez mais rápido e lá vamos nós, caminhando para o final do ano de 2013. Enquanto isso, com a ajuda de Deus, sigamos nossa caminhada, tocando o barco pra frente, procurando da melhor forma possível, dar BONS EXEMPLOS principalmente para os jovens. Na qualidade de pai, avô e bisavô, ao longo dos meus quase 80 anos vividos e como qualquer pecador tive uma vida de altos e baixos, sendo que os altos Vieram quando adotamos a religião católica.
Quanto aos baixos, existiram em função da falta de tudo quanto aprendemos na prática do catolicismo, ou seja: O desconhecimento da realidade cristã e seus mandamentos, fez com que uma infinidade de erros fossem cometidos, erros estes que motivaram muitos arrependimentos. Através da confissão e da devida absolvição, com o passar do tempo, tudo veio a melhorar na nossa vida. Na verdade, com base nos ensinamentos que a Igreja nos proporciona, através de inúmeras publicações, de livros, vivência nas palestras, retiros, encontros e estudos bíblicos, fomos envolvidos pela palavra de Deus, inclusive na frequência à Santa Missa, quando nossos sacerdotes nos proporcionam excelentes homilias, as quais muitos insistem em ignorar preferindo conversar sem dar a devida atenção.
Bons exemplos, sim, é nosso dever e nossa salvação, pois devemos dar bons exemplos, procurando um comportamento compatível com a moral cristã. Devemos lembrar sempre que as crianças que nos rodeiam, aprendem com muita facilidade tudo que ouvem e presenciam. Ora, se você exige que seus filhos não falem palavrões, você deve ser o primeiro a não pronunciá-los. Se você quer paz, tranqüilidade e respeito no seu lar. É sua obrigação promovê-las com total apoio do seu cônjuge. Se você vive discutindo, gritando e brigando, é claro que seus filhos farão o mesmo inclusive na escola. Se você não adota os bons princípios de higiene e boa aparência pessoal, é bem provável e quase certo que seus filhos farão exatamente a mesma coisa, podendo até dizer: “Aprendemos com papai e mamãe”.
Enfim, BONS EXEMPLOS, devem acontecer no lar, e no dia-a-dia. Ora se você acha que só porque está em casa, deve vestir-se de modo inconveniente, inclusive sentando-se á mesa para as refeições, sem camisa e vive desfilando de trajes íntimos, logicamente seus filhos farão o mesmo. Se você vive enganando os outros, mentindo e falando mal dos irmãos, tudo isso é copiado pelos filhos. Houve um caso muito engraçado na minha família: Minha cunhada tinha uma vizinha que vivia pedindo coisas emprestadas tipo: Um ovo, um dente de alho, um pouco de açúcar, etc… Pois bem, em certa oportunidade, minha cunhada estava arrumando a casa, e a garotinha ajudando ao seu modo, quando tocaram a campainha. Minha cunhada em meio ao trabalho que estava fazendo, disse: “- Ah meu Deus, só pode ser aquela velha chata!” Minha sobrinha correu para abrir a porta e disse em alto e bom som: “ Mamãe é sim aquela velha chata!”
Imaginem que situação constrangedora. Portanto, queridos irmãos temos uma grande responsabilidade de educar dando BONS EXEMPLOS, nas atitudes, no comportamento, nas palavras e no respeito. A cantora católica Gislene Cantini gravou uma música de autoria do Pe. Zezinho, cujo nome é FAMÍLIAS DO BRASIL, sendo que uma das estrofes que se refere ao lar diz: Onde todos são por um e um por todos, onde a paz criou raízes e floriu / Um lar assim feliz seja o sonho das famílias do Brasil. Portanto, para que se tenhamos um lar assim feliz, é preciso que a base seja BONS EXEMPLOS, em todos os sentidos.
Louvores e Glórias a Deus!
Zamoura (Da Diva 15º E.C.C)
zamouraediva@oi.com.br