Falando Francamente – Até Quando??

Estimados irmãos leitores, a religiosidade é importante numa família, e devemos pratica-Ia intensamente, procurando da melhor forma possível atuar como verda­deiros seguidores do Cristo. Um dos alicerces da nossa religião é sem dúvida alguma a ORAÇÃO, que juntamente com a escuta da palavra, nos faz menos vul­neráveis as maldades deste mundo. É impressionante e bastante preocupante a fase em que vivemos atualmente. A violência se acentua a cada dia por toda par­te, e que irmanada à corrupção e a desonestidade, constitui um verdadeiro desa­fio as autoridades.

Pergunta-se ATÉ QUANDO viveremos apreensivos e inse­guros? ATÉ QUANDO estaremos expostos à violência e a maldade dos meli­antes? Vivemos num país em que até o nosso Cardeal Arcebispo, é assaltado e desrespeitado, como foi D. Orani Tempesta, duas vezes. Agora imaginem se assaltam o Cardeal, coitados dos Padres e Diáconos e o povo em geral. A mídia não para de divulgar a criminalidade. Do jeito o que estão às coisas, a tendência é nos afastar da Igreja, pois corremos sério risco de sermos assal­tados em plena Missa, isso sem falar nos nossos carros na rua e a mercê dos la­drões.

As circunstâncias da ação dos criminosos são amplas e bastante varia­das, se não vejamos: trombadinhas, arrastões e assaltos nos meios de transpor­te, onde a insegurança é total. Os idosos são os mais visados, devido à lentidão dos movimentos, a dificuldade de visão e a má audição.

Não existe na verdade local ou bairro mais seguro. É claro que o consumo de drogas agrava o fator da in­segurança, pois um drogado não sabe o que faz. A infância desvalida, incentiva os jovens a violência, pois as crianças nascem em consequência de gravidez irresponsável, e são largadas nas ruas impiedosamente. Pergunta-se ATÉ QUANDO estaremos expostos à violência doméstica, quando mulheres são maltratadas por maridos e amantes, numa crueldade sem limites, filhos matando os pais, jovens se prostituindo e se drogando. Quanto à corrupção e desonestida­de, ambas aparecem no noticiário envolvendo juízes, parlamentares e militares. A operação LAVA-JATO nos revela o máximo em indignidade, egoísmo e ambi­ção de executivos bem remunerados em suas empresas, que desejosos de ter cada vez mais, enveredam pelos caminhos do ganho fácil. Quanto aos assaltos, estes não têm limites: lojas, bancos, pedestres e meios de transporte.                 Se junta a tudo isso, a insatisfação reinante no país, quando a indesejável inflação volta a nos ameaçar. Já é nítida a remarcação nos preços dos alimentos, tornando o custo de vida insuportável. Os salários não são devidamente reajustados, ficando cada vez mais defasados. As tarifas são reajustadas constantemente, um bom exemplo é à conta da luz, afinal, não vemos trocarem postes, lâmpadas e fiação. Dizem que o culpado é São Pedro, que não manda chuva. É… Meus irmãos, devemos intensificar nossas orações, pedindo que todos os Santos, inclusive aqueles das divisões de base, tais quais: Agueda, Luzia, Tomé, Cisto e Cleto se mobilizem e intercedam junto a Santíssima Trindade em nosso favor e contra desonestida­de e violência, para que possamos parar de dizer ATÉ QUANDO??

Louvores e Glórias a Deus
Zamoura (da Diva) 15º ECC
Zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais