Falando Francamente – ano novo, vida nova

Queridos irmãos leitores, devidamente enquadrados no novo ano, devemos nos preparar para enfrentar tudo que certamente acontecerá em termos de alegrias, decepções, surpresas agradáveis ou não e tudo mais que certamente acontecerá independente da nossa vontade. Na qualidade de Cristãos católicos, devemos dar continuidade ao que estávamos fazendo em  2015, procurando corrigir falhas, aprimorar comportamentos, bastando para isso, prestar obediência e temor a Deus.  É bem verdade que vivemos pressionados pela mídia e inadvertidamente, escorregamos e descambamos para o lado do pecado, da omissão e da indiferença no que se refere aos nossos deveres e responsabilidades. Um dos deveres diz respeito a caridade, os nossos irmãos espíritas costumam dizer que: Fora da caridade não há salvação. Esta frase tem um sentido bastante profundo e nos convida a uma reflexão, ainda mais se somos dos quais ignoraram o trabalho da nossa Igreja, cujas pastorais trabalham a religiosidade, caridade, ajuda ao próximo e busca da salvação. Na nossa paróquia, graças a excelente regência do maestro Pe. Sebastião, o trabalho pastoral é levado a sério e não faltam bons exemplos e incentivo por parte dos agentes, em que pese a falta de renovação, ou seja, há irmãos dedicados e abnegados que trabalham há muitos anos na mesma pastoral, ansiando por substitutos. É evidente que há diversas formas de diversão e lazer hoje existentes, que dificultam e desestimulam o envolvimento com coisas da Igreja, podemos citar novelas, shoppings, teatros, shows, futebol pela TV, Big Brothers, Internet, e Watsapp. Soma-se a isso a violência e o medo de sair de casa, principalmente pela bandidagem. Uma verdade indiscutível

é que os idosos são maioria nos trabalhos pastorais, o que significa: Dificuldade de locomoção e dependência de terceiros para leva-los a Igreja, é bom lembrar que as reuniões preparatórias de ECC, EAC e EJC e pastorais acontecem a noite, embora terminem as 22hrs.

Estimados irmãos, independente do trabalho pastoral, temos uma comissão bastante atuante e que de destaca nos eventos festivos da nossa paróquia, tais como : Festa Junina e Festa da Padroeira, ambos acontecem com excelente freqüência, cujas barracas são guarnecidas por agentes pastorais, não costumo citar nomes para evitar o pecado da omissão, mas não podemos deixar de citar nosso irmão Badá, um dos coordenadores da comissão de eventos, que monta uma excelente equipe. Foi incrível a participação da comunidade na festa da padroeira de 2015, músicos se revezavam no palco, bebidas bem geladas, alimentos variados e muito bem feitos, mesas e lugares sempre disponíveis, preços accessíveis, em suma, tudo nos fez lembrar a pastoral da alegria, cujo coordenador era o Sérgio (Da Pena) que da show em organização e ordem. Claro que os que os tempos mudaram, mas nossa saudade e gratidão não mudam nunca. A verdade é que temos tudo : Revista, Festas e até um maravilhoso Coral muito bem ensaiado e afinado. Mas….. ANO NOVO VIDA NOVA, vejamos o que o nosso PE. Sebastião vai inventar neste ano de 2016. Que Deus na sua infinita bondade, abençoe nossos agentes pastorais e que traga novos adeptos apesar das dificuldades existentes.

 

Louvores e Glórias a Deus
Zamoura (Da Diva) 15º E.C.C
zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM