Falando Francamente – ago2017

 

IMAGINAÇÃO

 

         Diz o poeta que a vida  é uma ilusão, e que é bastante difícil imaginar como ela acontece na eternidade. É bem verdade afirmar que quem morreu nunca veio até nós, nem em sonhos para dizer como foi sua chegada ao céu, como e por quem foi recebido, enfim, como é a vida na eternidade. Vale dizer que na nossa imaginação é assim e assado. Eu, particularmente imagino que alguém responsável pelo protocolo celestial, nos recebe e faz inúmeras perguntas para formalizar nosso cadastro, este alguém muito provavelmente deve ser São Pedro, pois na terra todos dizem que ele tem as chaves do céu. Na nossa imaginação, diversas perguntas devem ser formuladas e a cada resposta, será atribuída uma note de zero a dez. Os itens devem ser os seguintes: Fidelidade, Oração, Caridade, Amor ao próximo e rigorosa obediência a palavra de Deus. As primeiras palavras de São Pedro, aos recém-chegados, serão de modo esclarecedor no que se refere a: Lazer, Economia, Gastronomia e Prazeres Carnais, ou seja: Não há circulação de moedas, não há procedimentos que signifiquem divertimento e lazer, ausência total de restaurantes.  Ora, seria ótimo se no Céu, houvesse uma filial do TIO FRANK, e que nosso irmão Osvaldo, devidamente morto, nos atendesse. Mas, dando continuidade a imaginação, entendemos que prazeres carnais e sexuais, inexistiriam completamente, achamos até que por medida de segurança e precaução, ao morrermos, a matéria da cintura para baixo fica na terra, entendemos ainda que o único alimento espiritual é a oração, por   sinal um dos itens acima descritos, cuja avaliação resultará numa importante nota.  Quanto à caridade, a primeira pergunta será referente ao dízimo, doações e ofertas generosas durante o ofertório na Santa Missa, se você não é Dizimista e é dos tais que coloca na cesta aquelas moedinhas de sempre e sobrantes no seu bolso, pode crer que sua nota neste quesito será a mais baixa possível.  No item amor ao próximo, serão avaliadas suas atitudes referentes ao respeito, atenção, amizade, sinceridade e solidariedade. Se você é daqueles que durante o abraço da paz,   aperta as pontinhas dos dedos do seu irmão e/ou dá aquele abraço frio e sem graça, pode contar que sua nota será péssima. Quanto a ORAÇÃO, se você a pratica habitualmente em família e não somente na Igreja, pode contar com a nota dez neste quesito.  Uma vez concluída esta pesquisa, conforme o total de pontos será decidido se você vai para série A, B, C ou D. Na série A, lhe será garantida a Plenitude do Céu junto aos Santos, Anjos e Padres. Claro que Pe. Sebastião estará lá, quem sabe,   no papel de relator do nosso julgamento.

               Nas demais séries, os pecadores serão encaminhados direto ao purgatório por tempo indeterminado até o juízo final, que estará á cargo de Nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, com base nesta IMAGINAÇÃO, devemos proceder da melhor forma possível, para obtermos subsídios suficientes que permitam ficarmos pouco tempo no purgatório, ou quem sabe? Irmos direto pro Céu, conforme aconteceu com nosso saudoso amigo e irmão Wanderley (Da Maria Luiza). Quanto ao Inferno, estaremos isentos, por pertencermos a Paróquia de N.Sra de Loreto. Quanto aos músicos e cantores litúrgicos, estes terão trinta por cento de descontos no total de pontos perdidos.

                                                         Louvores e Glórias a Deus

 

                                                       Zamoura (Da Diva) 15º ECC

                                                         zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM