Falando Francamente – abr2017

 

 SEMANA SANTA MODERNA

 

            Queridos irmãos leitores, com o rápido passar do tempo, chegamos ao tempo quaresmal e com ele, a importância de nos comportarmos adequadamente, em que pese os maus costumes  existentes nas últimas décadas, quando poucos cumprem os preceitos próprios deste tempo litúrgico.

            No que se refere especificamente a semana santa, lamentavelmente quando não se deve comer carne, as churrascarias vivem lotadas e o povo de Deus, indiferente às exigências que o tempo nos impõe. Teatros, cinemas e shoppings funcionam normalmente, promovendo shows, mesmo com a procissão passando nas portas destes estabelecimentos. Recordo quando garoto, quando a semana santa era muito respeitada:

Cinemas, teatros e até circos, apresentavam programação totalmente sacra, onde a vida de Cristo era apresentada. Emissoras de rádio, só tocavam música clássica num clima sacro santo. Era comum a malhação de Judas no sábado de aleluia, eram bonecos alusivos a políticos desonestos, que pendurados nos postes, chamavam atenção de todos, e a garotada tacava fogo e os malhavam em meio a gritos de traidor! Hoje, faltariam postes para pendurar tanto político desonesto e corrupto.

            Na SEMANA SANTA MODERNA, muito mais importante para consumidores e comerciantes é o DOMINGO DE PÁSCOA, quando  os ovos de chocolate são vendidos a preços extorsivos, e a figura do Coelho é reverenciada  pelo povo que ignora a ressurreição. É como no Natal, quando o menino Jesus e deixado em  segundo plano, e o Papai Noel é exaltado, reverenciado e destacado como o bom velhinho. A televisão por sua vez, considera a semana santa, uma semana igual às outras. Não modifica de forma alguma sua programação, programas musicais e humorísticos são transmitidos normalmente, assim como os capítulos das novelas, insistindo nos mesmos temas envolvendo infidelidade, traição, banditismo e imoralidades. A grande verdade é que para nós da velha guarda, é difícil acostumar com a SEMANA SANTA MODERNA. Temos saudades da época em que havia mais sentimento e respeito às coisas de Deus. Hoje, infelizmente, como diz a música do Tim Maia: Vale tudo, vale o que vier, vale o que quiser, só não vale dançar homem com homem, nem mulher com mulher, o resto vale, ou seja: Vale tudo na semana santa.

 

                        Louvores e Glórias a Deus

 

                     Zamoura (Da Diva) 15º E.C.C

                        zamouraediva@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM