Falando Francamente – abr2017
SEMANA SANTA MODERNA
Queridos irmãos leitores, com o rápido passar do tempo, chegamos ao tempo quaresmal e com ele, a importância de nos comportarmos adequadamente, em que pese os maus costumes existentes nas últimas décadas, quando poucos cumprem os preceitos próprios deste tempo litúrgico.
No que se refere especificamente a semana santa, lamentavelmente quando não se deve comer carne, as churrascarias vivem lotadas e o povo de Deus, indiferente às exigências que o tempo nos impõe. Teatros, cinemas e shoppings funcionam normalmente, promovendo shows, mesmo com a procissão passando nas portas destes estabelecimentos. Recordo quando garoto, quando a semana santa era muito respeitada:
Cinemas, teatros e até circos, apresentavam programação totalmente sacra, onde a vida de Cristo era apresentada. Emissoras de rádio, só tocavam música clássica num clima sacro santo. Era comum a malhação de Judas no sábado de aleluia, eram bonecos alusivos a políticos desonestos, que pendurados nos postes, chamavam atenção de todos, e a garotada tacava fogo e os malhavam em meio a gritos de traidor! Hoje, faltariam postes para pendurar tanto político desonesto e corrupto.
Na SEMANA SANTA MODERNA, muito mais importante para consumidores e comerciantes é o DOMINGO DE PÁSCOA, quando os ovos de chocolate são vendidos a preços extorsivos, e a figura do Coelho é reverenciada pelo povo que ignora a ressurreição. É como no Natal, quando o menino Jesus e deixado em segundo plano, e o Papai Noel é exaltado, reverenciado e destacado como o bom velhinho. A televisão por sua vez, considera a semana santa, uma semana igual às outras. Não modifica de forma alguma sua programação, programas musicais e humorísticos são transmitidos normalmente, assim como os capítulos das novelas, insistindo nos mesmos temas envolvendo infidelidade, traição, banditismo e imoralidades. A grande verdade é que para nós da velha guarda, é difícil acostumar com a SEMANA SANTA MODERNA. Temos saudades da época em que havia mais sentimento e respeito às coisas de Deus. Hoje, infelizmente, como diz a música do Tim Maia: Vale tudo, vale o que vier, vale o que quiser, só não vale dançar homem com homem, nem mulher com mulher, o resto vale, ou seja: Vale tudo na semana santa.
Louvores e Glórias a Deus
Zamoura (Da Diva) 15º E.C.C
zamouraediva@oi.com.br