Evangelizar com Arte
Eis que ressurge o Grupo de Teatro Nossa Senhora de Loreto.
Utilizamos a palavra “ressurgir”, porque, no ano de 1996, foi o primeiro musical realizado pelo grupo, que mais tarde receberia o nome de N. Sra. de Loreto, em homenagem a nossa padroeira. Essa matéria tem o intuito de nos apresentarmos à comunidade, porque depois de todos esses anos, a comunidade foi mudando… mudando… e muitos não conhecem a nossa história.
O musical de estreia teve como título “Apologia da Salvação” e foi inesquecível! Surgia na comunidade uma nova perspectiva de evangelização. A arte, com suas várias vértices, trazia à tona talentos que já tinham sido plantados pela vontade de Deus na comunidade.
A dança, o teatro, a música invadiram o coração dos paroquianos em nosso memorável ginásio com a grande possibilidade de evangelizar através da arte. Começaram a florir bailarinas, atores, músicos que se dedicaram a esse espetáculo com grande empenho.
E aí surgiu o segundo, o terceiro, o quarto… Até que surgiu a ideia do Pe. Sebastião – é preciso salientar que desde do início nos apoiou – de fazermos um musical sobre Santo Antônio Maria Zaccaria. Que lindo!
A história do santo foi apresentada com grande maestria. Contamos com a ajuda de seminaristas e do nosso querido Pe. Teodósio, além dos paroquianos. Cenário grandioso que trouxe à apresentação a grandeza que Santo Antônio Zaccaria merecia e merece.
Os anos se passaram e apresentações foram realizadas pela cidade, em diferentes igrejas. Não havia obstáculos. Chegamos até a nos apresentar no asfalto de um estacionamento de um supermercado. Enfim, onde fôssemos chamados. Na ponta da sapatilha de nossas bailarinas levávamos Jesus… Era emocionante.
Depois, através das irmãs de Belém, mais precisamente Ir. Miriam, fomos convidados para participar da Festa da Misericórdia. E lá estávamos nós… no Maracanãzinho com a Ir. Miriam ao microfone narrando a apresentação. Depois disso, foram 10 anos participando da Festa da Misericórdia da Arquidiocese do Rio, realizada posteriormente na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.
Mesmo o grupo estando um tempo parado, nunca se apagou a vontade de continuar evangelizando pela arte e, recentemente, o grupo ressurgiu! Em 2014, realizamos a Paixão de Cristo na Semana Santa, baseada na Campanha da Fraternidade “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Foi um retorno emocionante, em que levamos à comunidade a mensagem da nossa libertação pela cruz e ressurreição de Jesus. Para comemorar o encerramento de 2014, apresentamos o teatro “Sejamos luzeiros da esperança”, inspirado nas palavras do Papa Francisco, com uma linda reflexão de esperança! E em 2015, fizemos mais uma vez a Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa, com a adaptação da Campanha da fraternidade, cujo tema foi “Eu vim para servir”. Aguardem, pois já estamos preparando a Paixão 2016!
Muitos jovens, homens, mulheres passaram pelo grupo. Motivados por esse trabalho, alguns se tornaram atores e bailarinas profissionais, outros fizeram curso de teatro assim como eu fiz, muitos casaram… Mas fico muito feliz que junto conosco ainda estão nossas queridas Carol, Tatiana, Charlene que vivenciaram os primeiros musicais e participaram do nosso ressurgimento na comunidade. Mais feliz ainda porque vivencio hoje, com novos participantes, os mesmos momentos emocionantes.
E assim estamos (re)construindo a história do Grupo de Teatro Nossa Senhora de Loreto.
Colaborou: Miriam Cidrini
Para mais informações sobre como apoiar ou fazer parte do grupo, entre em contato com os coordenadores Miriam (987632964), Charlene (988651869) e Thiago (986649484). Curta nossa página no facebook também!