Evangelizar com Arte

Eis que ressurge o Grupo de Teatro Nossa Senhora de Loreto.

Utilizamos a palavra “ressurgir”, porque, no ano de 1996, foi o primeiro musical realizado pelo grupo, que mais tarde receberia o nome de N. Sra. de Loreto, em homenagem a nossa padroeira. Essa matéria tem o intuito de nos apresentarmos à comunidade, porque depois de todos esses anos, a comunidade foi mudando… mudando… e muitos não conhecem a nossa história.

O musical de estreia teve como título “Apologia da Salvação” e foi inesquecível! Surgia na comunidade uma nova perspectiva de evangelização. A arte, com suas várias vértices, trazia à tona talentos que já tinham sido plantados pela vontade de Deus na comunidade.

A dança, o teatro, a música invadiram o coração dos paroquianos em nosso memorável ginásio com a grande possibilidade de evangelizar através da arte. Começaram a florir bailarinas, atores, músicos que se dedicaram a esse espetáculo com grande empenho.

E aí surgiu o segundo, o terceiro, o quarto… Até que surgiu a ideia do Pe. Sebastião – é preciso salientar que desde do início nos apoiou – de fazermos um musical sobre Santo Antônio Maria Zaccaria. Que lindo!

A história do santo foi apresentada com grande maestria. Contamos com a ajuda de seminaristas e do nosso querido Pe. Teodósio, além dos paroquianos. Cenário grandioso que trouxe à apresentação a grandeza que Santo Antônio Zaccaria merecia e merece.

Os anos se passaram e apresentações foram realizadas pela cidade, em diferentes igrejas. Não havia obstáculos. Chegamos até a nos apresentar no asfalto de um estacionamento de um supermercado. Enfim, onde fôssemos chamados. Na ponta da sapatilha de nossas bailarinas levávamos Jesus… Era emocionante.

Depois, através das irmãs de Belém, mais precisamente Ir. Miriam, fomos convidados para participar da Festa da Misericórdia. E lá estávamos nós… no Maracanãzinho com a Ir. Miriam ao microfone narrando a apresentação. Depois disso, foram 10 anos participando da Festa da Misericórdia da Arquidiocese do Rio, realizada posteriormente na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

Mesmo o grupo estando um tempo parado, nunca se apagou a vontade de continuar evangelizando pela arte e, recentemente, o grupo ressurgiu! Em 2014, realizamos a Paixão de Cristo na Semana Santa, baseada na Campanha da Fraternidade “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. Foi um retorno emocionante, em que levamos à comunidade a mensagem da nossa libertação pela cruz e ressurreição de Jesus. Para comemorar o encerramento de 2014, apresentamos o teatro “Sejamos luzeiros da esperança”, inspirado nas palavras do Papa Francisco, com uma linda reflexão de esperança! E em 2015, fizemos mais uma vez a Paixão de Cristo na Sexta-Feira Santa, com a adaptação da Campanha da fraternidade, cujo tema foi “Eu vim para servir”. Aguardem, pois já estamos preparando a Paixão 2016!

Muitos jovens, homens, mulheres passaram pelo grupo. Motivados por esse trabalho, alguns se tornaram atores e bailarinas profissionais, outros fizeram curso de teatro assim como eu fiz, muitos casaram… Mas fico muito feliz que junto conosco ainda estão nossas queridas Carol, Tatiana, Charlene que vivenciaram os primeiros musicais e participaram do nosso ressurgimento na comunidade. Mais feliz ainda porque vivencio hoje, com novos participantes, os mesmos momentos emocionantes.

E assim estamos (re)construindo a história do Grupo de Teatro Nossa Senhora de Loreto.

Colaborou: Miriam Cidrini

 

Para mais informações sobre como apoiar ou fazer parte do grupo, entre em contato com os coordenadores Miriam (987632964), Charlene (988651869) e Thiago (986649484). Curta nossa página no facebook também!

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM