Esse é o Pai do século XXI

No passado foi chamado de herói e de bandido.
Hoje é chamado Pai, amoroso e dedicado.
Esse é o Pai do século XXI.
Foram heróis dos filhos que os viam no mais elevado posto da família. Era o dono da casa, da mulher e dos negócios. Brilhava na política, escolhia o marido das filhas e mandava os filhos homens estudar no exterior. Os mais humildes, da mesma forma exercia o fascínio sobre todos, era o viajante, o operário, o motorista, mas era também o dono da casa e da vida dos que os cercava.

De herói passou a bandido para os filhos, que crescendo queriam liberdade de escolha, queriam ver suas mães felizes. Passaram a por a culpa de tudo o que acontecia no pai, que era ausente, que só pensava em trabalho, que dedicou pouco tempo às melhores fases de suas vidas. O pai bebia, o pai maltratava os outros. O pai passou a ser o principal assunto da terapia, único lugar onde se falava dele.

Ontem poder e decadência, hoje amor. Hoje ele é SIMPLESMENTE PAI.

Em rápida mudança, o homem moderno sendo remodelado de provedor e distante para presente e amoroso. No século passado, muitos de nós tivemos a oportunidade de presenciar a mudança de hábitos societários com relação à família.

O Pai ou avô, que muitos de nós tivemos era o provedor, aquele que chegava a casa após o trabalho, vindo do botequim. Tirava os sapatos na sala, onde era recebido quase como uma visita. Pela esposa com um sorriso e pelos filhos solicitando sua benção. De pronto, já era informado que o jantar não demoraria e que ele poderia ir tomar banho e sentar-se à mesa. Os filhos deveriam estar arrumados e sentados, aguardando também. Essa rotina fez parte de muitos lares, por muitos anos. Devemos também lembrar que nesta época a correção por castigos eram costumeiras. Nossas lembranças levam-nos a esse modelo de pai em qualquer classe social, seja rico e bem sucedido, ou com pouca instrução e com muitas limitações, numa época de muita luta.

Com a evolução dos tempos a família foi aos poucos remodelada. Iniciamos uma nova era. A mulher assumiu outros papéis na sociedade e na família e os homens tiveram que mudar hábitos milenários. Pertencemos a uma geração que lutou para não repetir os excessos da geração anterior.

Passamos a respeitar os direitos femininos e a compartilhar tudo.

Somos pais que amamos ser pais. Passamos a entrar na sala de parto e a participar de modo efetivo da criação dos filhos. Revezamos as noites de sono com a esposa na troca de fraldas. Passamos a acompanhar os filhos e a esposa ao médico, cuidamos de algumas tarefas domesticas, levamos as crianças à escola, vamos buscar os filhos e enteados nas festinhas de madrugada, choramos os amores perdidos pelos nossos adolescentes…

Nossa geração mudou e tornou nossa convivência mais equalizada e equilibrada, onde os homens e mulheres se igualam em direitos e deveres. Com essa igualdade a família se eleva a outro nível de relacionamento humano, um nível de amor mais maduro, mais sólido, que quando vivido de fato, constitui uma perfeita comunhão e convivência.

Os pais da nossa geração em diante, são e serão homens mais sensíveis, que se permitem emocionar-se, ser amigos de suas esposas, cúmplice de seus filhos, “co-provedor”, amado e respeitado verdadeiramente pelos seus, e ainda um homem espiritualizado.

Atualmente o dia dos pais deve ser comemorado antes de tudo como o dia da evolução do homem, onde se pode perceber a saída da pré-história à vida moderna, ou melhor, dizendo, a evolução do pai ausente e provedor para o pai presente e amante.

Parabéns aos meus queridos amigos que não abriram mão da paternidade, que não abandonaram os filhos, mesmo se o casamento não deu certo, que souberam guardar um lugar no coração para cada um de seus filhos.

Feliz dia dos Pais!

Julio Cesar – Pascom

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM