Espaço Teológico – Tu és pó
Estamos entrando no mês de fevereiro e nele teremos a celebração da imposição das Cinzas, celebração essa que ocorre na quarta-feira depois do carnaval (palavra tem origem no latim “carna vale” que quer dizer “adeus à carne”). Isso porque com ela iniciamos o primeiro dia da Quaresma, que nos prepara para a Páscoa. Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa (sem contar os domingos).
As cinzas nos fazem lembrar que agora é momento de pararmos a folia, as grandes festividades, para nos colocarmos em reflexão sobre a nossa vida recordando como ela é passageira, transitória e frágil; consciente disso somos convidados a reconhecer que somos pecadores, a pedirmos perdão a Deus e a mostrar o nosso grande desejo de mudar de vida. Elas representam a temporalidade das coisas, mostrando que tudo chega ao fim e desaparece.
“Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” (Gn 3,19).
É o momento de deixamos de lado o homem velho, com suas más ações e maus hábitos para nos voltamos para Deus ouvindo o seu chamado, renovando nossa vida com uma mudança radical para podemos dizer que estamos revestidos de Cristo. Neste dia a Igreja nos chama a abrimos o nosso coração para o arrependimento, para a conversão e para a esperança. “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (2 Cor 6,2).
Peçamos ao Senhor que este tempo que hoje se inicia para nós como um novo Êxodo, possa produzir em nós frutos que permaneçam e que a penitência deste tempo salutar, possa corrigir nossos erros e vícios, elevar nossa virtude e nossos sentimentos, fortificar nosso espírito fraterno e nos garantir uma recompensa eterna. (Cf. Prefácio da Quaresma IV)
Michele Amaral
Bacharel em Teologia – PUC-Rio