Espaço Teológico – Solenidade de Pentecostes: A Igreja vive no Espírito de Cristo

“Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o Evangelho é uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos. Mas no Espírito Santo o cosmos é enobrecido pela geração do Reino, o Cristo ressuscitado está presente, o Evangelho se faz força do Reino, a Igreja realiza comunhão trinitária, a autoridade se transforma em serviço, a liturgia é memorial e antecipação, a ação humana se deifica”. (Atenágoras).

 

A solenidade de Pentecostes é celebrada cinquenta dias após a Vigília Pascal, onde recordamos a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos e a Virgem Maria, que se encontravam reunidos em oração, conforme o Senhor Jesus havia pedido antes de voltar para o Pai: “Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar” (At 1,4). No dia de Pentecostes, a promessa do Pai de enviar Espírito foi realizada, “reunidos no mesmo lugar” (At 2,1), esperando e perseverando em oração (cf. At 1,14). Este, irá ensinar a Igreja e vai recordar tudo o que Jesus disse, dando ânimo para os discípulos que impelidos por tal força do Alto, irão dar início a missão de levar a todos os povos o Evangelho de Cristo.

O cristianismo nasce da experiência comunitária da presença e da força do Ressuscitado. Essa presença implica a transcendência do tempo, mudando situações e vida, dando uma dimensão nova ao viver em comunidade. Para Jesus não há barreiras: “Jesus entrou. Ficou no meio deles e os saudou”. É a mesma saudação de despedida (Jo 14,27), “a paz esteja convosco”. A paz, a alegria, a certeza são os fundamentos dessa vida nova. A aceitação dos outros, levando até a radicalidade do perdão, são condições de uma nova humanidade.

A recepção do Dom do Espírito Santo leva as pessoas a saírem de si e a se comunicarem. A comunidade se alegra. E essa alegria é o anúncio da vitória da vida sobre a morte, será a característica dos que lutam pelo mundo novo. Com essa certeza a comunidade está pronta, preparada para receber o Espírito Santo. A vida da comunidade está no Espírito Santo que Jesus comunica, o mesmo Espírito que esteve sempre presente nele, recriando a nova humanidade. A comunidade impulsionada pelo Espírito Santo é a nova humanidade encarregada de continuar o projeto de Deus.

A Igreja que nasce do lado aberto de seu Senhor na cruz, ganha agora em Pentecostes sua maior expressão. Ela é vocacionada a ser “Casa de Salvação” para todos os povos. Por isso a Solenidade de Pentecostes é a festa da universalidade da Igreja.

“Enviai o vosso Espírito Senhor e renovareis a face da Terra”. (Salmo 103)

Michele Amaral
Bacharel em Teologia PUC-Rio

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM