Espaço Teológico -set2017

 

Os fariseus e a hipocrisia

 

Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Vós fechais aos homens o Reino dos céus. Vós mesmos não entrais e nem deixais que entrem os que querem entrar. (Mt 23,13)

 

Quando lemos o Novo Testamento, vemos por muitas vezes a menção a um determinado grupo chamado fariseus. Nos evangelhos encontramos Jesus e seus discípulos em contato com esse grupo. Vendo isso você já deve ter se perguntado:

 

Quem são esses fariseus?

Os fariseus eram membros de grupo do judaísmo, muito conservador.  Eles observavam os mínimos detalhes da Lei, eram apegados às tradições e aos costumes dos antepassados. Era um grupo fechado e foram severamente acusados por Jesus de serem falsos e de viver uma religiosidade de aparências. Esse grupo, junto com os saduceus, outro grupo religioso dos judeus, foi responsável pela perseguição a Jesus Cristo, que levou a sua crucificação.

Diante dessa explicação convido a você para poder pensar sobre a atitude farisaica que encontramos ainda em nosso meio.

 

Mas o que é a atitude farisaica?

Essa atitude consiste na autoafirmação orgulhosa da pessoa que procura segurança e auto justificação nas boas obras que realiza e no cumprimento da lei religiosa. Ficando, assim, escravizados pela suposta eficácia das próprias obras, vivendo uma relação com Deus meramente comercial e jurídica: Eu cumpro todos os preceitos religiosos, Deus é obrigado a me dá tudo que quero por causa do meu bom comportamento e pelas as boas obras que fiz.  Essa atitude faz com que a pessoa se sinta segura, pois tem uma grande lista de boas obras. Em Lc 18,9-14 encontramos descrita essa atitude.

 

Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros. O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado. 

 

Qual é o perigo sofremos com essa atitude?

Podemos perceber que esse tipo de pensamento vai na contramão do que Jesus nos ensinou, que o reino é DOM GRATUITO de Deus, que transborda de amor e misericórdia. Devemos reconhecer que a atitude farisaica constitui uma constante tentação para a vida do cristão. Temos a tendência de nos auto justificar com os nossos trabalhos pastorais, sendo hipócritas, jugando as ações dos outros e nos sentindo mais merecedores da graça de Deus que os outros.

 

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia! Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas, por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade. (Mt 23,27-28)

 

O Papa Francisco, em uma homília em 2015, nos lembra que uma atitude farisaica que seduz com as mentiras permanecendo na sombra, pois a pessoa está contagiada pelo “vírus” da hipocrisia. A pessoa hipócrita:

 

Move-se de uma forma que parece não ameaçar ninguém, assim como a serpente, mas tem o fascínio do claro-escuro. Tem o fascínio de não ter as coisas claras, de não dizer as coisas claramente; o fascínio da mentira, das aparências … Aos fariseus hipócritas, Jesus dizia também que eles estavam cheios de si mesmos, de vaidade, que eles gostavam de caminhar nas ruas, mostrando que eles eram importantes, pessoas cultas …. (Papa Francisco. Homília do dia 16 – 10 – 2015).

 

A pessoa dominada pela atitude farisaica se sente poderosa. Fazemos isso por temos medo de aceitar que somos amados GRATUITAMENTE por Deus! Nos sentimos mais seguros com que ganhamos, conquistamos e produzimos com nossas atividades, do que no amor gratuito de Deus.  Jesus nos convida a vivemos esse amor, só a vivência do dom de Deus, acolhido com um coração alegre e agradecido, possibilita caminhar na nova vida.

 

Rezemos. Rezemos muito. ‘Senhor, protege a tua Igreja, que somos todos nós: protege o teu povo, o que se tinha reunido e se pisoteava entre eles. Protege o teu povo, para que ame a luz, a luz que vem do Pai, que vem do Teu Pai, que Te enviou para nos salvar. Protege o teu povo, para que não se torne hipócrita, para que não caia na apatia da vida. Protege o teu povo, para que ele tenha a alegria de saber que existe um Pai que nos ama tanto. (Papa Francisco. Homília do dia 16 – 10 – 2015).

 

Michel Amaral 

Bacharel em Teologia

Puc – Rio

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais