Espaço Teológico – Santo Inácio de Loyola e os Exercício Espirituais

Santo Inácio de Loyola e os Exercício Espirituais

Michele Amaral
Bacharel em Teologia PUC-Rio

“A vitória mais bela que se pode alcançar é vencer à si mesmo” Sto. Inácio de Loyola

No dia 31 desse mês iremos celebrar o dia de Santo Inácio de Loyola que foi um dos fundadores da Companhia de Jesus, popularmente conhecida como “jesuítas”. Ele sempre frisou que a finalidade da Companhia não era somente se ocupar com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas também se esforçar intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo. Lembrando do momento em que se entregou a vida eremítica, escreveu um pequeno livrinho com Exercícios Espirituais, que nos mostra o caminho a percorrer para dispor-nos inteiramente à ação do Espírito. Diante disso e nos aproximando do mês vocacional convido vocês a refletirmos um pouco sobre a Espiritualidade Inaciana.

Para falar de espiritualidade devemos ter em mente que ela é uma forma concreta de viver a fé. Cada espiritualidade dá um peso a algum aspecto específico do modo de viver de Jesus. Podemos citar vários exemplos: espiritualidade franciscana, beneditina, barnabita, inaciana e etc. O importante é perceber que não há espiritualidade melhor ou pior, mas que cada pessoa é chamada a encontrar aquela com a qual mais se identifica, que mais a ajuda no seu caminho para Deus e de serviço aos outros.

Os Exercícios Espirituais nos convidam a descobrir Deus e seu projeto, ajudando a pessoa a se conhecer. Para nos ajudar a nos exercitarmos são oferecidas cinco chaves como processo metódico e progressivo. As chaves são: a) Colocar Deus como Absoluto em nossa vida; b) Perceber que Deus está presente em todas as coisas, ou seja, encontramos em todas as coisas a sua bondade: tudo é bom!; c) Desenvolver a liberdade interior, para estar centrado em Deus e voltado para o serviço ao próximo; d) Vivenciar a arte de estar bem e em paz em cada momento da vida, seja ele contente ou difícil, lembrando sempre que a promessa de Deus não é uma vida cheias de alegrias e vitórias, mas sim de estar sempre presente para nos ajudar nos momentos mais difíceis; e) Aprimorar um método para encontrar os desafios de Deus em nosso coração, partindo das consolações (alegria e paz interior) que nos indicam o caminho a seguir e das desolações (inquietação e ‘falta de sintonia’) que nos revelam as opções que devem ser evitadas.

A Característica principal da espiritualidade inaciana é a sua capacidade de fazer sair o melhor de cada um, (“magis” em latim) através do aprofundamento do mundo interior da pessoa onde o próprio Deus habita e se revela. O magis não é a perfeição segundo uma qualquer regra ou medida, mas o mais que é único em cada pessoa, onde as três dimensões da vida se encontram: o amor a Deus, o serviço ao próximo e a felicidade de sabermos que estamos no caminho certo. Faz a pessoa refletir e decidir que esforço quer oferecer a Deus, mas para essa reflexão é necessário primeiro a pessoa se colocar em momento de escuta para poder então dizer: “Senhor, aqui estou! Onde queres que Te sirva?”

Para melhor conhecer essa espiritualidade visitem o site do Centro de Espiritualidade Inaciana: http://www.ceijesuitas.org.br/

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM