Espaço Teológico – Outubro 2016
Somos chamados a servir
O mês de outubro é, para nós, dedicado a missão. Tem como objetivo promover e despertar a consciência, a vida e as vocações missionárias. Em 1926, a POM (Pontifícias Obras Missionárias) propõe ao Papa Pio XI o dia da oração para a evangelização. Ele, considerando a iniciativa como ”uma inspiração que vem do céu”, instituiu a celebração anual do Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês de outubro, este ano, dia 23.
Nesse ano a POM escolheu como tema Cuidar da Casa Comum é nossa missão e o lema “Deus viu que tudo era muito bom…” (Gn 1,31). Esse assunto foi proposto devido a preocupação com a ecologia que nos faz ouvir dois gritos: “o grito dos pobres que mais sofrem e o grito da Terra que geme pela exploração” (Cf. POM). Ela tem a intenção de retomar o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano (ler artigo de fevereiro de 2016) e ampliar a missão de cuidar da vida em todo o planeta. O Papa Francisco, na sua Encíclica Laudato si’ (LS) nos adverte que “a existência humana se baseia sobre três relações intimamente ligadas: as relações com Deus, com o próximo e com a terra” (LS 66) e nos faz a pergunta: “Que tipo de mundo queremos deixar a quem nos suceder, às crianças que estão crescendo?” (LS 160). Devemos fazer do cuidado do planeta a nossa missão até os confins do mundo. Cuidar da Casa Comum é a nossa missão.
Mas que missão é essa? O que é ser missionário? E quem deve ser missionário?
TODO cristão é chamado a ser missionário. Ser missionário é se colocar à disposição do Reino, é deixar ser conduzido, é ser instrumento de Deus. O protagonista da missão é Deus, isso porque a iniciativa é de Deus. Ele nos convida a sair e colocar nossos talentos a serviço. Missão é nos situarmos no coração de Deus que dirige e leva a nossa vida a um serviço maior. Temos que perceber a metodologia de Deus: Ele se revela no caminho e não fora dele. Missão lembra o caminho percorrido. É no caminho que o missionário aprende a fazer missão. Precisamos responder ao mandato de Jesus: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensina-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,10-20).
A Igreja “tem a missão de levar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, e anunciá-la em todos os cantos da terra…” (Papa Francisco – Bula Misericardiae Vultus, 12).
Mais informações sobre a Campanha Missionária 2016, acesse: http://pom.org.br
Me sigam no meu blog: http://caminhoteologico.blogspot.com.br/ou no Facebook: https://www.facebook.com/caminhoteologico/
Michele Amaral – Bacharel em Teologia – Puc-Rio
Oração do Mês Missionário 2016
Pai de misericórdia, que criaste o mundo
e o confiaste aos seres humanos.
Guia-nos com teu Espírito para que,
como Igreja missionária de Jesus,
cuidemos da Casa Comum com responsabilidade.
Maria, Mãe Protetora, inspira-nos nessa missão. Amém.