Espaço Teológico – outubro 2017

 

A Gratuidade do Amor

 

No mês passado conversamos sobre a atitude farisaica, onde refletimos sobre a hipocrisia. Vimos como a pessoa que é tomada por essa atitude fecha o seu coração para a gratuidade do amor de Deus. Diante disso, nesse mês convido-os a meditar sobre essa gratuidade de Deus e a que ponto somos envolvidos por ela.

Inicialmente já podemos colocar que a gratuidade total como a de Deus é impossível ao ser humano, pois somos criaturas, mas podemos nos espelhar nela para melhor nos relacionarmos com o outro.

 

Mais o que é esse AMOR GRATUITO?

É o amor que se doa, se coloca à disposição do outro, se despoja de todos os interesses individuais para cuidar do outro. O amor de Deus é providente, porque cuida até dos lírios do campo (cf. Mt 6,32). Esse amor é livre, é gratuito. Ele não nos aprisiona e nem nos escraviza. É um amor que não tem limites.

 

O que isso quer dizer?

Para alcançarmos o Reino de Deus não precisamos de gratificações. “Deus doa com gratuidade, seu amor é o maior presente” (Papa Francisco. Homília na Casa Santa Marta, 04 nov. 2014.). Essa gratuidade é tão grande que nos assusta, pois estamos habituados a recompensas, a precisar fazer algo para ter algo melhor. Para nós que vivemos em um mundo consumista e capitalista, se torna difícil, não deveria ser assim, entender que amor de Deus e a salvação em Jesus Cristo são gratuitos. Limitamos o amor de Deus ao nosso pequeno horizonte e medida partícula, pensando que para “conseguir” a salvação basta respeitar todos os mandamentos.

Sempre pensamos, ‘tenho que ir à missa obrigatoriamente todo domingo, assim estou cumprindo um dos mandamentos’, mas esquecemos que o maior mandamento é o AMOR! Se ir à missa não estiver ligado à minha resposta ao amor de Deus e sim uma simples obrigação, estamos esquecendo que Jesus resumiu todos os mandamentos em amar a Deus com toda a vida, com todo o coração, com toda a força… e ao próximo como a ti mesmo (cf. Mt 22,34-40), ou seja, AMAR. É essa a porta para respondermos a altura a gratuidade da salvação de Deus. A fonte é o amor e o nosso horizonte é o amor e se não praticamos esses dois mandamentos, fechamos a porta e levamos embora a chave do amor.

Não sejamos doutores que limitam o amor de Deus. Somente quando entendemos esse amor poderemos nos relacionar com os outros de maneira gratuita, tratando bem os inimigos (cf. Mt 5,38-48). Com essa atitude deixamos o homem velho e assumimos o homem novo que tanto Paulo fala em suas cartas. Acolhemos a salvação oferecida por Deus por meio de Jesus Cristo quando optamos pelo amor e nos abrimos a graça. A novidade de vida só é possível quando existe a experiência da gratuidade do amor com que Deus nos ama, mediante Jesus Cristo.

O amor nos aproxima de Deus e nos faz feliz, porque vê nos outros a imagem e a semelhança de Deus. Ele, o amor, é marcado pela verdadeira gratuidade que alcançamos quando colocamos em prática os ensinamentos que Jesus nos deixou. Do contrário, ele não passa de ação vazia, banhado de orgulho e, consequentemente, não duradouro. O amor na gratuidade não combina com atos de orgulho próprio. Não tenhamos medo da gratuidade de Deus.

 

“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. (1Jo 4,8)

 

Michel Amaral 

Bacharel em Teologia

Puc – Rio

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM