Espaço Teológico – Mai2017

 

Maria – Mãe das mães

 

               O mês de maio é dedicado a Maria, a mãe das mães. Exemplo de Mulher! Mulher essa que admira e intriga a muitos. O que houve com ela sequer ousaríamos imaginar. O que houve com ela foi algo fora de qualquer cogitação humana. Desde que aceitou a proposta trazida pelo mensageiro de Deus, sua vida mudou por completo, Filho especial, gravidez especial, mãe especial. Passou por momentos maravilhosos e únicos que só uma mãe pode vivenciar, em cada golfada de leite, a cada roupa trocada e lavada dele, a cada papinha, a cada palavra ensinada, a cada brincadeira, a cada riso e choro. É certo que ela não vivenciou só momentos maravilhosos nessa jornada. Mais tarde, ela ouve cada palavra que Ele dizia e sentiu cada golpe que Ele recebeu. Sempre guardando tudo em seu coração e meditando.

O que mais me surpreende em Maria é a sua coragem para enfrentar os eventos da vida, pois se tivesse medo dos riscos não estaria apta a educar Jesus, pois seria escrava do medo. Isso podemos perceber olhando a vida adulta de Jesus, Ele viveu destemido, sem receio de expor as hipocrisias e denunciar o que estava errado. Ao dizer sim para Deus ela demostrou sua coragem.

Você pode estar se perguntando por que coragem?

Para responder essa questão temos que olhar o ambiente cultural que Maria vivia. Ela era judia, criada em uma sociedade patriarcal e que muitas vezes exercia o radicalismo religioso. Nessa sociedade se a mulher fosse vista cometendo adultério era apedrejada publicamente até a morte, cultivando assim a “doutrina do medo”. Viveu sua infância sabendo o que acontecia a mulheres que não iam conforme as leis.

Na sua adolescência já estava noiva, para a cultura judaica, o noivado era tão sério quanto o próprio casamento.   Estava próxima a finalizar o ritual do casamento, mas não havia mantido relações sexuais com seu futuro marido, José, um carpinteiro sem grandes posses, que carregava pesadas toras e as lapidava para sobreviver. Era um homem acostumado ao trabalho pesado, segundo a tradição nos ensina.

Quando tudo parecia tranquilo e certo, acontece algo surpreendente. Um mensageiro dos céus apareceu a essa simples jovem. Ela recebe um convite de Deus, para participar do seu projeto, gerando o Seu Filho. Aceitar esse convite iria submeter Maria a percorrer riscos. Se ela pensasse em todas as consequências do seu sim, teria um mar de dúvidas e medos, pois todas as mulheres que engravidavam fora do casamento morriam apedrejadas. Sem pensar no que poderia acontecer, diz sim abertamente, depositando toda a sua confiança nas mãos de Deus.

Com essa atitude ela se torna mãe de Jesus, uma mãe tranquila, que ama sem reter, companheira e discípula fiel. Maria em sua função maternal não é a imagem de uma mulher submetida, dependente, nem de uma deusa, e sim a imagem da pessoa que foi a mais próxima e mais unida ao divino por ter sido plenificada pelo Espírito Santo, e por encarnar o Verbo de Deus. Sua vida nos desafia a despertar o sentimento maternal como atitude que permite a outras pessoas viver e crescer, que respeita a liberdade e a responsabilidade das outras. Maria de Nazaré tem muito a nos ensinar.

E-mail: misouzaamaral@gmail.com

Blog: http://caminhoteologico.blogspot.com.br/

 

Michele Amaral – Bacharel em Teologia – Puc – Rio

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais