Espaço Teológico – Jun 2018

 

“Ide e fazei discípulos meus, todos os povos” (Mt 28, 19-20) – Nossa essência.
 

Nesse mês iremos conversar um pouco sobre qual é a principal essência do cristão. Devemos sempre nos lembrar que Deus nos ama gratuitamente e a maior prova desse amor é a encarnação de Jesus. Foi Jesus que nos falou quem é o Pai e nos mostrou a sua misericórdia para conosco. Com a sua paixão nos mostrou o que é doação e o poder do amor. Amor esse que nos dá a vida eterna, basta que creiamos (cf. Jo 3,36).

 

Vivemos uma realidade que nos faz esquecer o amor de Deus e, aqui poderíamos citar vários exemplos, mas vamos mencionar algo bem comum e usado por quase todas as pessoas: as redes sociais, pois, que todos devem concordar, as redes sociais são usadas muitas vezes para disseminar mais ódio do que coisas boas, além do consumismo desenfreado, onde o ser humano só vale se possui, caso contrário é discriminado. O mais triste disso tudo é que podemos perceber isso dentro de nossas igrejas, nos fazendo esquecer o que é ser cristão.

 

Voltemos nosso olhar para as nossas origens, os cristãos, que foram enviados por Cristo e impelidos pelo Espírito Santo a viverem e anunciarem a Boa Nova. Esses homens e mulheres viviam a partilha, a comunhão. Muitos abriram mão do poder, do luxo, para uma vida totalmente nova. Podemos citar vários como, São Jorge que foi um guerreiro da fé; ele não renegou Jesus mesmo na iminência de sua morte; São Francisco de Assis, que despiu-se do luxo para reconstruir a Igreja de Cristo. São muitos os exemplos.

 

Hoje ajoelhamos, comungamos, oramos e mais o que? Não podemos deixar parar por aqui, fortalecidos devemos professar diariamente com gestos concretos de fé. Isso é comunicar o amor de Deus aos que necessitam de uma palavra, de um auxilio, de amor. Que sejamos capazes de anunciar o amor de Deus. A Igreja de hoje deve apontar e questionar a vida em sociedade, mostrando o que contrapõe o projeto de Deus.

“Creio que há necessidade de romper o círculo vicioso da angústia e deter a espiral do medo, resultante do hábito de se fixar a atenção nas ‘notícias más’ (guerras, terrorismo, escândalos e todo o tipo de falimento nas vicissitudes humanas). Não se trata, naturalmente, de promover desinformação onde seja ignorado o drama do sofrimento, nem de cair num otimismo ingênuo que não se deixe tocar pelo escândalo do mal. Antes, pelo contrário, queria que todos procurássemos ultrapassar aquele sentimento de mau-humor e resignação que muitas vezes se apodera de nós, lançando-nos na apatia, gerando medos ou a impressão de não ser possível pôr limites ao mal. (…) Para nós, cristãos, os óculos adequados para decifrar a realidade só podem ser os da boa notícia: partir da Boa Notícia por excelência, ou seja, o «Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus» (Mc 1, 1)”. Papa Francisco. Mensagem para o 51º dia mundial das comunicações sociais.

Que permitamos que o Espírito Santo nos guie e nos torne capazes de comunicar Jesus, pois essa é a nossa essência.

 

Michele Amaral

Bacharel em Teologia – PUC-Rio

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM