Espaço Teológico – Julho 2016

Idade, sinônimo de experiência

 

No dia 26 a Igreja celebra a memória dos pais de Maria, Sant’Ana e São Joaquim. Diante disso nesse mesmo dia comemoramos o dia dos avós, fazendo menção a eles, que são avós de Jesus.

Os idosos que, por sua experiência, já tiveram o status de conselheiros de tribos e governos, hoje são relegados à solidão e desamparo. Vivemos em uma sociedade do descartável, onde se você não é mais útil, não serve mais para nada. E essa é a realidade que nossos idosos, nossos avós, nossos anciãos, vivem.

Quando reflito sobre isso me pergunto: onde está o respeito que se tinha pelos “mais velhos”? Fico me recordando das conversas com a minha saudosa vó Luzia, em que ela contava suas histórias de vida. Lembro-me das partilhas e risadas na cantina da nossa Paróquia com os senhores da missa das 07h00min horas; dos momentos de aprendizado com o Irmão Mario; dos momentos de orações com os senhores da Congregação Mariana, onde aprendi a ter um amor incondicional a Maria e dos meus diálogos com meu amigo Padre Pereira. Todos esses momentos foram de suma importância para minha vida, pois foram nesses momentos que fui lapidando o meu caráter e a pessoa que sou, mas essa experiência só foi possível porque meus pais sempre me ensinaram a respeitar os “mais velhos”, não por causa da sua idade e sim pela experiência de vida.

O Papa Francisco, em suas catequeses, sempre nos lembra da importância do papel dos avós na família. Ele nos lembra que “O Senhor não nos descarta nunca. Ele nos chama a segui-Lo em cada idade da vida e mesmo a velhice contém uma graça e uma missão, uma verdadeira vocação do Senhor. A velhice é uma vocação” (Catequese do dia 11/03/2016).

Isso nos faz pensar nos idosos da bíblia. Em seus livros a figura do idoso é tratada com muito respeito, pois eram chamados de anciãos e eram valorizados por sua sabedoria: “Não desprezes os ensinamentos dos anciãos, pois eles aprenderam com seus pais. Estudarás com eles o conhecimento e a arte de responder com oportunidade” (Eclo 8,11-12). Isso é tão importante que em Levítico encontramos a orientação para ficarmos de pé na presença das pessoas idosas e que as tratemos com respeito (Lv 19,32). No Novo Testamento encontramos 4 pessoas idosas envolvidas com o nascimento de Jesus: Zacarias e Isabel (Lc 1,7), o ‘velho’ Simeão e a ‘profetisa’ Ana (Lc 2,25-38), ela foi a primeira pregadora de Jesus “falava do menino a quantos esperavam a redenção de Jerusalém” (Lc 2,38).

Temos que ter em mente que o processo de envelhecimento é a passagem do tempo sobre o nosso ser, desde que somos concebidos até a hora de morrer. E como diz o escritor José Bergamin “Viver é fazer o contrário do que a morte quer”. Devemos valorizar as amizades cultivadas ao longo dos anos, as relações mantidas no seio familiar e a vivência com a com as outras épocas da vida. Pablo Picasso nos lembra que “Para aprender a ser uma pessoa jovem é necessário viver muitos anos”.

Valorizemos os nossos idosos! A valorização deles é muito importante, principalmente a oração dos nossos idosos, pois é um dom para a Igreja. “Precisamos de idosos que rezam porque a velhice nos é dada justamente para isso. É algo belo a oração dos idosos” (Papa Francisco).

“A juventude é a época de se estudar a sabedoria; a velhice é a época de praticá-la”. Jean-Jacques Rousseau.

 

Siga-me no meu blog: http://caminhoteologico.blogspot.com.br/

 

Michele Amaral

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM