Espaço Teológico – fev2018
Celebração Eucarística – Exercício da Fé e a dignidade Batismal
Tomando por base o tema proposto sobre o ano do laicato, iremos, então, dar continuidade a conversa sobre a importância da consciência do papel do leigo. Este mês falaremos sobre a participação consciente e ativa do leigo na Santa Missa.
Todos sabem que ir a missa dominical, faz parte da vida cristã, mas o que muitos não percebem é esse ato não deve ser feito por mera obrigação. Quando vamos a missa por obrigação, podemos dizer que estamos indo assistir a missa, como era feito antes do Concílio Vaticano II. É isso mesmo que você leu: assistir, pois antes da reforma litúrgica, o povo não participava ativamente da celebração, apenas a assistia. Com a reforma, promovida pelo concílio citado, essa realidade mudou. A missa começou a ser celebrada na língua local, onde a igreja reside, nos livros litúrgicos, para estimular uma participação mais ativa. Foram introduzidas as aclamações do povo, as respostas, os cânticos, assim como as ações, gestos e posturas corporais.
“Portanto, (…) a participação dos fiéis leigos na celebração da Eucaristia, e nos outros ritos da Igreja, não pode equivaler a uma mera presença mais ou menos passiva, mas sim que se deve valorizar como um verdadeiro exercício da fé e a dignidade batismal”. (Redemptionis Sacramentum, n.37)
Por que é tão importante participarmos de maneira consciente desta celebração?
A celebração Eucarística nos faz vivenciar, tornando presente à paixão-morte-ressurreição de Cristo através ceia, onde nos reunimos para nos alimentarmos da Palavra, do Pão e do Vinho. Diante disso temos que ter consciência da nossa PARTICIPAÇÃO na missa.
Você pode se questionar: – como eu posso participar se não faço parte da liturgia ou outro ministério envolvido no auxilio da celebração? Eu só assisto a missa? A resposta é: a partir do momento que você responde, canta os cânticos, ouve e medita a Palavra e se aproxima da Eucaristia, você está participando da mesma. Antes e acima de tudo, lembre-se: você deve participar da Santa Missa com gratidão e alegria no coração; com devoção, profundo amor e reverência. Você está participando da Renovação do Sacrifício de Nosso Senhor Jesus Cristo para a sua salvação e de toda a humanidade. Nunca se esqueça do quão importante é isto. Além disso, devemos participar da vida comunitária, buscando na celebração Eucarística, as forças de que necessitamos para bem desempenhar nossa missão, de fazemos o reino presente já, na comunidade e no mundo.
Michele Amaral
Bacharel em Teologia – PUC-Rio