Espaço Teológico – Dez 2017

 

Amor próprio

 

“(…). Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor”. (Lev. 19-9-18)

 

            No artigo anterior conversamos sobre um dos mandamentos que Jesus nos deixou: “Amar o próximo como a si mesmo”. Nesse período do tempo litúrgico nos preparamos para celebramos à natividade de Jesus, quando fomos convidados a refletir sobre o Deus que se esvazia e se encarna, para estar entre nós!

            Quando meditamos sobre o amor próprio, podemos também pensar: -“quanto mais eu me amar mais amarei o próximo?” Será que naturalmente já não fazemos isto?

 

Santo Agostinho nos lembra de que “não há ninguém que não se ame a si mesmo”. A cultura que vivemos é tão egoísta que caminhamos em dois extremos: o amor próprio exagerado ou a falta deste.

 

A pessoa com baixa autoestima, que não se ama, que não se reconhece como amada, se sente infeliz por não ser o que tanto queria; por não ter o que tanto deseja; por não possuir o que tanto quer, e como não consegue resolver essas situações vai gerando dentro delas frustações. Nesse momento, sente raiva de Deus e da vida, pois acredita que todos estão contra ela. Ela acha injusto que os outros sejam felizes e realizem seus objetivos. Ao mesmo tempo, se deixa subjugar pelos outros para que assim possa encontrar a felicidade. Devido às suas frustações, tem uma grande dificuldade de amar o próximo como a si mesmo, já que ela necessita de toda a atenção para si. São pessoas extremamente carentes, precisam de elogios para conseguir se sentir bem, mas jamais reconhecem qualidades nos outros.

 

Enquanto isso a pessoa com muita autoestima, se ama tanto que não consegue olhar as necessidades dos outros. Essas, geralmente, são os que veem Deus como alguém que está sempre a serviço deles, ou seja, abusam da atitude farisaica que estamos tanto falando. Se sentem tão importantes e poderosas que não percebem que são tão falhas como todos os outros, pois se sentem superiores.

 

Para superarmos isso devemos nos olhar, ver nossos defeitos e nossas qualidades. Vejamos o que temos de melhor para doarmos ao próximo, para doarmos a Deus. Mas isso só é possível se amamos como Jesus nos amou: servindo e perdoando incondicionalmente. Amar como Deus nos ama, de forma gratuita, pois “é um ato de humildade, realizado em silêncio (…)” (Papa Francisco). Você deve estar pensando: mas isso é tão difícil… Sim, realmente é, se dependesse somente de nós seria impossível. Para nos ajudar nesse caminho Deus envia o Seu Espírito, que faz desabrochar em nós o amor, a alegria, a paz, a bondade, o domínio próprio e a mansidão. O Amor, em qualquer instancia só é possível se entendemos o verdadeiro amor, quando conseguirmos perceber em nossas vidas esse amor incondicional de Deus por nós.

 

“Queres amar-te? Então ama a Deus com todo o teu ser. (…) Ama Aquele que é maior do que tu e amar-te-ás a ti mesmo”. (Sto Agostinho)

“(…) os bons, conhecendo-se verdadeiramente a si mesmo, amam-se de verdade” (São Tomás).

“Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor em nós é perfeito. (…) Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro”  (1Jo 4,12.19)

 

Michele Amaral

Bacharel em Teologia – Puc Rio

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM