Espaço Teológico – A origem da Vida

Michele Amaral

Bacharel em Teologia PUC-Rio

 

Estamos no mês de janeiro que nos leva ao início de um novo ano.

Convido vocês a refletirem sobre origem da vida. Quando pensamos sobre ela nos vem à mente diversas coisas, principalmente a pergunta de com foi criado o mundo. Será que foi como os cientistas nos afirmam, ou seja, através da evolução ou será que foi como o relato bíblico nos revela?

Devemos ter em nossas mentes que os relatos da criação que encontramos no livro do Genesis não é uma reportagem de como Deus criou o mundo, mas sim um documento de fé que afirma que Deus é o criador de tudo. Deus cria tudo por amor aos homens e para manifestar a VIDA.

No segundo relato (Gn 2) temos a ideia do Paraíso, como habitat natural de Deus. Temos uma visão de uma vida em plenitude, de harmonia, de justiça e paz. Onde: a mulher é colocada como companheira e igual ao homem; a árvore da vida garante que a vida continue para sempre; a terra produz a alimentação necessária para a sobrevivência; o trabalho é leve, rende muito, pois cuidar de um jardim não exige muito esforço; a fertilidade da terra é garantida, pois é cercada por 4 rios; os animais obedecem e servem os homens; Deus é amigo e íntimo dos homens, pois faz passeios e conversa com eles; não existe violência, abuso das coisas divinas e domínio abusivo dos outros.

Deus nos dá esse paraíso, que é o seu projeto, e só nos pede para cuidar dele, não nos esquecermos da amizade com Ele e respeitar o próximo. O Senhor confere ao ser humano a liberdade, na qual poderia fazer aquilo que desejasse menos tocar nos frutos da “árvore que está no centro do jardim”. Essa proibição não é uma questão de conhecimento, mas de limite. O outro é a medida limite. Esse é o principal fator de semelhança com Deus.

A desobediência, o não ao projeto, causa o afastamento de Deus, ou seja, o pecado. A morte corporal não é conseqüência deste, mas da fragilidade de sua matéria. O pecado, que não dever ser visto como aspecto sexual, mas como desrespeito ao outro, um desarruma a casa. A serpente se torna o problema para a mulher por tê-la enganado. A mulher, que foi tirada do homem para ser sua auxiliar, está agora contra ele. O homem, que poderia desfrutar do bem-estar e do convívio pacífico com Deus, agora está destinado a viver vestido, escondido e envergonhado.

Ao olharmos para essa situação nos bate certa angustia, mas nem tudo está perdido, temos uma surpreendente e libertadora promessa da ressurreição, de uma vida diferente, da plenitude de vida, para além da morte.

Mas antes de alcançarmos a essa plenitude devemos construir o Reino agora preservando nossas relações: relação dialógica com Deus, relação dialógica entre o homem e a mulher, respeitando o meio ambiente e mantendo uma relação sincera conosco.

A PESSOA HUMANA É O ESPELHO ONDE SE REFLETE O ROSTO DE DEUS.

 

Devemos nos perguntar por que e para quê existimos?

A resposta bíblica é simples: existimos para acolher a comunicação do amor de Deus ou, com outras palavras, para viver a salvação oferecida gratuitamente por Deus mediante Jesus Cristo.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM