Espaço Litúrgico
Pastoral da Liturgia
A Pastoral Litúrgica é tão importante quanto as outras pastorais. Muita gente atua em alguma pastoral ou movimento e nas horas vagas faz papel de “quebra-galho” em alguma celebração. É fundamental que se forme a consciência de que a liturgia também é Pastoral.
Podemos dizer até que todas as pastorais brotam da liturgia e para ela convergem. A liturgia deveria dinamizar todas as pastorais. Ela é fonte de vida para a comunidade. Não basta que existam equipes de celebração. É preciso que haja também uma equipe de liturgia.
Sendo um grupo de pessoas encarregadas de preparar a celebração. Por exemplo a missa das 19:00 no domingo. Esta equipe é formada por leitores, músicos, comentaristas e salmistas. As celebrações são preparadas com antecedência. Não é uma equipe de gaveta. Os mistérios e serviços vão surgindo de acordo com as necessidades da comunidade reunida para celebrar.
É formada por membros, onde se reúne periodicamente para estudar, rezar, avaliar e programar a liturgia das missas. Promovendo sempre cursos, palestras e encontros. Principal função é animar a atividade das equipes de celebração. É muito importante que esta equipe seja assessorada pelo sacerdote. Com isso acontecendo sempre o diálogo em equipe.
O documento 43 da CNBB diz que esta equipe é o coração e o cérebro da pastoral litúrgica (nº 187).
Paz de Cristo.
Joel
Pastoral da Liturgia