Escritos de Santo Antônio Maria Zaccaria – Junho/2014

Santo Antônio Maria Zaccaria e o social

Nem só de espiritualidade vive o homem, mas a Espiritualidade deve estar presente em todas as atividades humanas, motivando e dando sentido a tudo o que fazemos. É como a água que rega as plantas. Se elas estão verdes e bonitas, é sinal que estão bem fornecidas de água!

Alguns anos atrás, a dimensão social da Igreja estava forte, mas, de algum tempo pra cá, houve uma queda vertiginosa no compromisso social dos católicos! Influência dos movimentos pentecostais? Pode ser. Afinal, refugiar-se no aconchego do louvor traz alívio para as nossas dores, mas, e depois? E os compromissos com o amor fraterno? Não é àtoa que a Arquidiocese do Rio de Janeiro está promovendo o ano da caridade para despertar nos católicos a necessidade de ter olhos para os aspectos sociais da prática cristã.

Santo Antônio Maria Zaccaria teve preocupações sociais e deu exemplo concreto de vivência dessa dimensão essencial da vida cristã, pois “todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeram.” (Mt 25,40). Dessa forma, o nosso santo foi um humanista fervoroso, não separando o homem de Deus, o que pode ser constatado ao lermos os seus Escritos; suas palavras deixam transparecer profunda sintonia com o Cristo Crucificado, ao mesmo tempo que coloca a pessoa humana como ponto de partida, como sujeito responsável pela condução da vida. Mais concretamente, alguns exemplos da vida de Santo Antônio Maria Zaccaria no campo social:

– Ainda adolescente, não teve dúvidas em dar a um pobre o seu manto numa noite gelada de Cremona;

– Como médico, assistiu a população pobre de sua cidade natal, Cremona, devastada pelas doenças epidêmicas da época, como a peste;

– Como catequista, abriu sua casa para os mais necessitados, sem deixar de cuidar das pessoas de outras classes;

– Enfrentou os invasores espanhóis que sitiavam Cremona, que acabaram desistindo da invasão, diante de tamanha força moral daquele jovem; por isso, ele mereceu a homenagem de seus concidadãos com o título de “pai da pátria”;

– Defendeu com coragem seu pai espiritual, Frei Batista de Crema, contra as acusações de heresia;

– Lavrou muitos atos notariais em questões de heranças e, principalmente nas disputas por terras, para que se fizesse justiça.

Animados pelo exemplo do nosso santo, recuperemos a dimensão social dos nossos compromissos pastorais, que vão muito além das atividades corriqueiras dos nossos grupos e movimentos. Pensemos nisso, afinal, nós evangelizamos pessoas de carne e osso, muito longe de serem anjos!

Pe. Luiz Antônio do Nascimento Pereira CRSP

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM