Escritos de Santo Antônio Maria Zaccaria – Jun2018
Sobre as Qualidades do Reformador – Meditação e a Oração
Queridos (as) leitores, ainda estamos aprendendo sobre as qualidades do reformador que Antônio Maria Zaccaria nos deixou em seus escritos. Uma grande relíquia, uma obra que parece que foi escrita ontem, muito bem atualizada e se encaixa perfeitamente em nossos dias, momentos, situações de tempos modernos. Bem, já sabemos que as qualidades servem para que possamos ter um alicerce bem estruturado para assim fazermos com sabedoria a verdadeira reforma, a reforma de coração, procurando praticar as qualidades que possuímos, as que Deus nos deu, para o nosso bem e do próximo.
Hoje iremos nos aprofundar na quinta qualidade que é a “meditação e a oração”.
“A meditação e a oração, mantém o homem forte diante de Deus”. E me atrevo a acrescentar que nos mantém fortes e persistentes diante das dificuldades em nossas vidas. Essas qualidades são luzes para o nosso caminho e para o caminho do próximo, onde nos apresentam o Cristo. A oração nos mostra por onde não devemos seguir, ela nos impede de errar, de pecar, de estar nos caminhos tortuosos e perversos. Ela ajuda os que realmente querem progredir, andar e perseverar nos bons caminhos e nos bons costumes. E aqui temos uma grande responsabilidade que nosso santo nos pede, bem sabemos que a oração e a meditação nos trazem luzes, e como iremos iluminar os outros, quando não possuímos luzes ou achamos que temos? Pois bem, se isso de fato vier a ocorrer, não assumamos essa grande e profunda responsabilidade, vamos primeiramente ter essa luz própria, essa luz interior, onde possa habitar o próprio Cristo. E assim teremos a aptidão de assumir a levar o próximo até Deus, pois quanto mais luzes, quanto mais pessoas cheias da graça, cheias de Deus, assim o caminho não se torna tão dificultoso na busca pela perfeição.
Contudo, sejamos portadores da luz do Cristo e que essa mesma luz sirva para iluminar os que estão nas trevas do pecado, da discórdia, da falta de misericórdia e de tudo o que possa nos afastar de Deus e consequentemente do próximo.
Amados (as) leitores (as), sejamos zaccarianos não somente de coração, mas também na prática cristã, assim como o próprio Cristo fez, doou a sua vida para salvar a todos nós.
Com o meu carinho e oração,
Fogo e Luz!
Seminarista Robert Barbosa Cardoso