Escritos de Santo Antônio Maria Zaccaria – Janeiro 2017
Sermão 1….
Santo Antônio Maria Zaccaria nos ensina que, devemos crescer sempre em coisas perfeitas, degrau por degrau, e nosso santo tem uma grande e eficaz preocupação com o nosso crescimento espiritual. Pois temos grandes oportunidades para que tenhamos uma boa vida de oração que nos leva até Deus, nesse mundo tão agitado, atribulado, confuso que estamos vivendo. E muitas vezes não damos valor, não temos um olhar discreto “olhar profundo, olhar além, daquilo que se possa ver”, para essas coisas que nos ajuda a crescer sempre espiritualmente. Pare e observe cada detalhe de cada coisa que Deus criou, principalmente a natureza um grande conjunto harmonioso de cores, sons, formas tudo feito por Ele para nós, para podermos desfrutar das obras maravilhosas que Deus criou, pois bem, a natureza é um ponto que pode nos ajudar a sermos bons espiritualmente, pois lá além de poder meditar, podemos contemplar os pássaros, insetos, arvores, etc. e ai colocar-nos em oração diante das coisas perfeitas que Suas Santas Mãos fizeram para a humanidade.
Não devemos colocar a culpa em Deus se o nosso crescimento espiritual não for tão grande quanto o esperado. Deus sabe o que faz, e sempre estende seu amor, sua bondade e sua misericórdia para conosco. Já diz a Sagrada Escritura ”é para liberdade que Cristo nos libertou”. Os meios estão aí, basta que procuremos, e quando acharmos que possamos fazer bom aproveito, não somente para o uso individual e sim para o bem comum, “para honra de Jesus Cristo e a utilidade do próximo”.
Deus fez tudo para nós, criou tudo gratuitamente, fez a natureza, fez homens e mulheres para que tenhamos em mente que o caminho para Deus é humano. Existem pessoas que nos conduzem até Deus, que nos indicam o caminho, que nos ensinam a caminhar com nossas próprias pernas. Deus entregou seu único filho para servir e ajudar, Deus nunca nos abandona! Que possamos ter essa figura de Cristo estampada em nossas atitudes.
Deus é fiel e criterioso, Ele dá o fardo para ser carregado de acordo com nossas forças, e isso nos ajuda em nosso crescimento espiritual, nos torna mais fortes e capacitados para continuar o nosso crescimento e claro não esquecer de ajudar o nosso próximo a crescer também.
Que sejamos fervorosos, irmãos! Corramos como loucos para Deus e para o próximo, que sejamos verdadeiros zaccarianos não somente em nossa alma e sim em nossa prática pastoral, tornando mais profundo e eficaz o grande legado de Santo Antônio Maria: anunciar o Cristo, caminhar sempre rumo a perfeição, até onde Ele “ O CRISTO”, impor o limite.
SANTO ANTÕNIO MARIA ZACCARIA, ROGAI POR NÓS.
Deus os abençoe, caros e amados leitores.
Robert Cardoso – Seminarista Barnabita