Escritos de Santo Antonio Maria Zaccaria – Dezembro 2016

 

A LEI E O CORAÇÃO: OBEDECER É TER O DOM DE SABER ESCUTAR

 

      Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei nos seus corações.” (Jeremias 31.33). Esse é o grande desejo de Santo Antônio Maria Zaccaria, quando ele diz “ é bom ter regras de vida por escrito ou receber ordens escritas dos superiores, mas estas coisas não valeriam nada se não estivessem gravadas em nossos corações”. Pois Deus nos deu uma grande lei, a lei do amor. “ Amai-vos uns aos outros”. Pense bem na essência, olhe bem para além dessa frase, analise, medite, pratique e deleite-se nela. Nós cristãos não obedecemos somente a esta lei porque está na bíblia, mas também pelo profundo ensinamento que essas poucas palavras nos trazem, pelo grande exemplo que Cristo nos deu, não somente no madeiro da cruz, mas por toda a sua vida “Cristo foi obediente até a morte” e pelo grande caminho que poucos se arriscam a percorrer. Já pensou se essa lei estivesse gravada somente no papel? O que seria do mundo sem o amor? O que seria de nós sem ter e saber a essência da lei do amor gravada em nosso coração? Pois bem, estaríamos perdidos. É preciso que enxerguemos as leis com um olhar discreto, ou seja, um olhar profundo, “além” daquilo que se possa ver. Já dirá o pequeno príncipe, “ O essencial é invisível aos olhos”. O importante é o que temos em nosso interior, pois se só temos coisas boas acabamos refletindo coisas boas para o nosso exterior. Assim, cabe ás leis também, pois quando sabemos a essência delas acabamos “obedecendo” por amor e não por algo imposto, obrigado, etc.

      É preciso que tenhamos firmeza em nossas convicções intimas, pois assim não precisaremos ser sustentados pela lei escrita. Santo Antônio Maria nos ensina que se fôssemos generosos aprenderíamos a nos governar sem ter algum “mandato”, mas é claro, com as leis gravadas no coração, desse modo estaríamos cumprindo não somente a lei exterior, mas a sua essência. Só assim iremos agir como filhos e não como empregados.

     Nosso santo não quer más atitudes de nossa parte quando algum superior não estiver por perto. Ele tem uma grande consideração, um grande carinho e desejo que caminhemos sempre rumo à perfeição, buscando sempre mais aquilo que o Cristo Crucificado quer.

    Será que a ausência de alguma autoridade causaria desordem? Quando Santo Antônio Maria Zaccaria diz que “… quando não tiver ninguém para te governar, a sua própria consciência te governará”, pois bem, para que essa nossa consciência nos governe, é preciso que tenhamos a capacidade de ajudar, pois  “ obedecer é servir, lavar os pés uns dos outros”, OBEDECER também é você ter uma grande capacidade de saber escutar e doar-se a serviço do próximo. Sendo meio rígido nessa questão de obediência o pensador dirá que “as normas existem para a obediência dos tolos e a orientação dos sábios”, somos pessoas sábias que muitas vezes nos tornamos tolos por não saber obedecer, pois não guardamos a lei em nosso coração e sim temos em vista somente a mesma em nosso exterior.

  Que sejamos irmãos, obedientes, que gravemos as leis em nosso coração, assim estamos crescendo cada vez mais em coisas perfeitas, rumo a verdadeira perfeição que é o próprio Cristo Jesus. A lei e o coração devem andar lado a lado, o coração de onde tudo flui e a lei “interiorizada” que nos ajuda a servir, ajudar o próximo. Obedecer é sim uma cruz a ser carregada, pois o verdadeiro sentido dessa palavra acabou se perdendo e soa para muitos com o “tom de eu tudo posso, eu tenho o poder, eu te mando”, e vimos que não é bem assim que deve acontecer. Santo Antônio Maria Zaccaria diz que “a observância não pretende sobrecarregar, mas suavizar, a ler a observância da lei pelo amor e não com força”. Pois para nós, amar é coisa natural.

Santo Antônio Maria Zaccaria, rogai por nós.

Seminarista Robert B. Cardoso

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM