Escritos de Santo Antônio Maria Zaccaria – Ação de Graças (Continuação)
Irmãos, prestem atenção, porém: se vocês querem chegar com facilidade a Oração mental, leiam coisas devotas, pensem nelas e. em suas mentes, sintam prazer em ruminar coisas boas (cf. Sermão 3).
Portanto, se vocês quiserem compreender que não poderão carregar o peso da vida religiosa sem essas quatro formas de oração e de alimento espiritual da mente, reparem, então, como falham e se enchem de defeitos os que são negligentes na Oração Mental.
Por isso, queremos e estabelecemos que. pelo menos por duas horas, entre o dia e a noite, nos dediquemos à Oração, sem nos dedicarmos a nenhuma outra boa obra nesse intervalo de tempo. E lhes pedimos que, depois, comendo ou fazendo outras coisas, vocês estejam sempre com a mente elevada (ICor. 10.31). fazendo alguma coisa boa interiormente.
Talvez vocês digam: “Como podem, ao mesmo tempo, a mente e a mão fazerem coisas diferentes?”
Eu respondo: Querem compreender isso? Não lhes digo: olhem! Mas: toquem com a mão! Porque, quando ainda vivíamos no mundo, comendo ou trabalhando com as mãos, alguma vez a nossa mente pensava em algum negócio lucrativo, ou em algum amigo, ou em alguma vingança, ou em qualquer outra coisa. Não lhes resta, pois, agora, senão fazer por arte e esforço, o que antigamente vocês faziam por mau hábito ou por negligência.
CONVERSANDO
- Temos feito uso constante da Lectio Divina?
- A espiritualidade tem sido a mola mestra da nossa vida pessoal e da nossa missão? Como tem sido isso?