Escritos de Santo Antonio Maria Zaccaria

Cartas

A Carta 9 foi escrita em Guastalla no dia 10 de junho de 1539. Discursa sobre vários assuntos como: ser exemplo do Cristo Crucificado, o testemunho dos amigos, reavivar as paixões, o modo de superá-las, passar de Saulo a Paulo, as características de Saulo, as características de Paulo, exigir de si mesmo, Cristo está crucificado em nós (Escritos, p. 35).

A ideia deste artigo é tentar sintetizar o pensamento de Santo António em três pontos, que vamos refletir neste e nos próximos números.

 

  1. Uma hermenêutica aplicada à vida. O termo “hermenêutica” provém do verbo grego “hermēneuein” e significa “declarar”, “anunciar”, “interpretar”, “esclarecer” e, por último, “traduzir”.Certamente, Santo Antônio não era um exegeta dedicado ao estudo da Bíblia. Sempre, porém, tratou de entender a vida pela força da Palavra. Para isto, dedicava-se à oração e à meditação: “Saibam meu irmãos, que a meditação é a comida, é o alimento dos que querem progredir. Por isso, si vocês não se nutrirem dela, certamente sentirão faltar-lhes forças”. Tendo a Palavra como luz, toda nossa existência vai ter um sentido diferente. Por tal motivo torna-se necessário comunicarmos primeiramente com Deus, em nosso trabalho (cf. Const. XVIII, 31815).

SAMZ considera a grande atitude que teve Barnabé com Saulo quando o introduziu na primitiva comunidade cristã: “Tendo Saulo chegado a Jerusalém, procurava juntar-se aos discípulos; mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então Barnabé, tomando-o consigo, o levou aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira o Senhor e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus” (At 9,26-27). Na véspera da festa de São Barnabé, o médico das almas destaca a influência de Barnabé na comunidade: ele foi como uma ponte ou intercessor para Saulo (cf. 10901 até 10903). Não fosse por Barnabé, talvez, não teríamos um Paulo.

Por outro lado, o Reformador dos costumes (a partir de 10904) vai aplicar o texto à vida cotidiana, constatando a necessidade de deixar os hábitos antigos: primeiras inclinações, as nossas Paixões (cf.10905, 10906,10907,10908).

Cristóbal Ávalos

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HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

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HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

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CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

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HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

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