Escrito de SAMZ – mar2017

Barnabitas: 484 anos renovando o fervor cristão

 
               No dia 18 de fevereiro de 1533 os padres e irmãos Barnabitas foram oficialmente chamados: Ordem dos Clérigos Regulares de São Paulo. Comemoramos então, 484 anos de fundação da congregação. Fundada por Santo Antônio Maria Zaccaria, o grande santo da reforma, que propagou o carisma de RENOVAÇÃO DO FERVOR CRISTÃO.
            Nosso Santo teve o intuito de trazer o homem e a mulher para perto de Deus, pois esse que é o nosso lugar, revelando assim, seus grandes pensamentos e ensinamentos, através de seus sermões, cartas e constituições, das quais algumas eu já venho abordando a algum tempo, em nossas publicações.
               Já sabemos, pois, que ele nos pede para amar ao próximo, pois só assim chegaremos até Deus, considerando que o caminho para Ele é totalmente humano. Pede também que caminhemos degrau por degrau rumo a perfeição, não podemos ir do primeiro para o o terceiro degrau, pois vamos sentir falta do segundo. Esses são alguns de muitos ensinamentos que o santo nos apresenta, em destaque, em alguns de seus livros como: Escritos de SAMZ, Fogo na Cidade, Coleção Panem Nostrum, etc. Sem contar com diversos textos, reflexões e artigos escritos sobre temas gerais que o santo aborda.
               Pois bem meus caros leitores, essas são algumas formas que encontramos para dar continuidade ao legado de Santo Antônio Maria Zaccaria, pois ao propagar seus ensinamentos para todos, é sem dúvida alguma uma forma que encontramos para atingir o maior número de pessoas, fazendo que seu fervor seja renovado para seguir o Cristo de corpo e alma.
               Sem dúvida que ao longo desses 484 anos a missão do nosso santo alcançou muitas vidas. Quantas pessoas foram renovadas pelos barnabitas? Quantas pessoas apreenderam pelo menos algo mínimo do nosso santo? Quantas pessoas são agradecidas pelos barnabitas, pelo seus trabalhos e missões? Quantas homílias desses padres já te ajudaram em algo? Quantos testemunhos de vida? Quantos padres que foram e são exemplos de santidade? Quantos irmãos que deram sua vida pela congregação? Quantos exemplos de vida apostólica? Com certeza, você que conhece os padres e irmãos barnabitas saberia responder essas perguntas acima! 
               Podemos todos juntos e unidos dar continuidade a propagação de tão forte charisma. Cada um de nós pode renovar o irmão, seja por palavras, atos, um simples abraço e até mesmo nossa presença, juntos àqueles que tanto necessitam.   Graças ao nosso bom Deus hoje temos dois grandes movimentos que nos ajudam nesse caminho, que são: os leigos de são Paulo e a juventude zaccariana, que com o jeito de cada um ajudam na renovação do fervor cristão.
               Sejamos, amados leitores, Zaccarianos! Vamos levar todos para junto de Deus, temos que estar renovados e fortificados para essa missão. Com a ajuda de cada um, formamos essa grande e forte família cristã, levando o carisma que Santo Antônio Maria Zaccaria deixou para todos, principalmente os que tanto necessitam da presença de nossa santa Igreja.
            Parabéns à todos os que fazem parte dessa família barnabita, que por mais que não sejamos numerosos, temos fogo e luz, temos a boa vontade de fazer tudo para a honra de Jesus Cristo e para a utilidade do próximo. Rezem pelos padres e irmãos, rezem pelos professos, rezem pelos seminaristas e por todos que de alguma forma contribuem com a nossa congregação, para continuarmos nossa missão.
               Obrigado caros e amados leitores, VIVA AOS BARNABITAS, VIVA AO NOSSO SANTO FUNDADOR, VIVA A MARIA SANTISSIMA MÃE DA DIVINA PROVIDÊNCIA E VIVA A JESUS CRISTO.
 

Robert Cardoso, seminarista barnabita.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM