Entrevista Pastoral – Mar2017

 

Campanha da Fraternidade 2017
 

            Como temos feito todos os anos, dedicamos o espaço da Entrevista Pastoral da edição da quaresma à Comissão da Campanha da Fraternidade, para que esclareçam as possíveis dúvidas dos nossos leitores, sobre o tema e lema da Campanha. Vale conferir, pois de fato nossa conversa foi muito produtiva.

 

1.      Quem faz parte da equipe da CF 2017 no Loreto e quais as funções de cada um?

 

R.: A equipe é formada por seis casais denominada G-5+1, ou seja, são os cinco casais que foram Dirigentes do ECC em 2013 e mais o casal Eugenio e Maria Elena.

A partir de 2015, há um coordenador anual escolhido pelo grupo e aprovado pelo Pe. Sebastião, em 2017 o casal coordenador é Kadu e Maria Lucia. Os demais casais dão apoio cerrado ao coordenador nas tarefas da CF: planejamento; divulgação; apresentação de palestras; representação junto ao Vicariato e Arquidiocese; organização das atividades da Quaresma, tais como a Via Sacra; e demais atividades inerentes ao tema anual da CF.

 

2.      Ouvimos algumas pessoas comentarem sobre o total desconhecimento do que vem a ser um bioma. Perguntamos: O tema da CF 2017 “Biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15), são assuntos difíceis de serem abordados? O que a Igreja pretende alcançar com a CF 2017?

 

R.: Bioma quer dizer a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais. “Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, e o clima é mais ou menos uniforme, e a formação tem uma história comum.”

O assunto não é difícil de ser abordado, mas é difícil de ser concretizado, ou seja, o entendimento é muito simples, senão vejamos: o bioma em que vive a comunidade “Loretana” é a Mata Atlântica, hoje sucumbindo pela ação do homem ao jogar lixo orgânico, ou não, nos rios, pela devastação da vegetação, pelo uso exagerado da água potável, pela falta de aproveitamento da água da chuva etc. Fazer entender que essas ações contra a natureza devem acabar é fácil o difícil é a pessoa praticar. O objetivo a alcançar é conscientizar ao máximo a nossa comunidade quanto à importância de cuidar do nosso bioma.

 

3.      Imaginamos que o tema pode ser trabalhado de diversas formas com as crianças. Como elas serão envolvidas nas atividades e como o paroquiano e agentes pastorais podem participar e se envolver nos trabalhos da CF 2017, tanto na paróquia, quanto na arquidiocese?

 

R.: A intenção é conscientizar as crianças e demais movimentos pastorais com apresentações de palestras elucidativas. As crianças são grandes multiplicadores de conhecimento e podem ajudar muito na conscientização dos adultos, no dia-a-dia familiar.

 

 

4.      A nossa paróquia já tem uma programação de atividades para a divulgação da CF 2017?

 

R.: Sim para as atividades da Via Sacra. Para as demais atividades ainda não.

 

5.      Toda CF visa despertar as consciências para uma transformação social e comunitária. Vivemos dias em que nos deparamos sistematicamente com o desrespeito às diferenças e o ‘intimismo’, quando as pessoas se voltam para si mesmas e seus problemas, não se importando com o próximo. Como a CF pode vir em socorro a essa realidade?

R.: Tentando mostrar as pessoas que o que for feito de concreto hoje para preservar o nosso bioma, será em proveito não só nosso, mas especialmente para as gerações futuras, nossos filhos, netos etc.

Abaixo citamos em linhas gerais, o objetivo geral e alguns objetivos específicos da CF 2017:

 

O objetivo geral

Cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, em especial ao nosso a Mata Atlântica, onde se encontra o Rio de Janeiro, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

 

Alguns objetivos específicos:

·        Aprofundarmos o conhecimento do nosso bioma, de suas belezas, de seu significado e importância para a vida do planeta.

·        Reforçarmos o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e outros.

·        Compreendemos o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o nosso bioma.

·        Comprometermos as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesa dos nossos povos.

·        Contribuirmos para a construção de um novo paradigma econômico ecológico que atenda às necessidades de todas as pessoas e famílias, respeitando a natureza.

·        Compreendermos o desafio da conversão ecológica a que nos chama o Papa Francisco na carta encíclica Laudato Si e sua relação com o espírito quaresmal.

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A ESCALA DA VIA SACRA 2017

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM