Entrevista Pastoral – Leigos de São Paulo

Muitas pessoas já ouviram falar, mas poucas sabem que no Loreto há um grupo ativo dos Leigos de São Paulo. Também muita gente não faz ideia do que vem a ser o grupo, suas atividades, formação etc.

Baseados nessas interrogações, procuramos conversar com o Padre Luiz Antônio, que é responsável pelo grupo na nossa paróquia e descobrimos um belo trabalho e uma espiritualidade tão harmoniosa quanto cativante. Vale conferir.

 

1 – Quem são os Leigos de São Paulo?

Quando Santo Antônio Maria Zaccaria iniciou sua obra da renovação do fervor cristão na metade do século XVI, ele criou uma congregação de clérigos, os Barnabitas; também de religiosas, as Angélicas de São Paulo e criou também os casais de São Paulo, que era uma experiência de pastoral familiar para aquela época, uma coisa inédita. Então os Leigos de São Paulo, atualmente, querem reviver aquele ideal de Santo Antônio Maria Zaccaria.

Não é uma ordem terceira, mas é um grupo que estaria mais próximo de Barnabitas e de Angélicas, partilhando da mesma espiritualidade, do mesmo carisma, que é justamente essa renovação do fervor cristão. Claro que devido à época que vivemos não pode ser como na época de SAMZ, mas o fundamental é isso, leigos das nossas comunidades paroquiais, colégios e outros tipos de casa, que partilham conosco da nossa vida, da nossa espiritualidade e do nosso carisma.

2 – Onde e como eles surgiram?

Historicamente eles surgiram na primeira metade do século XVI. Agora no século XXI esse ideal de SAMZ foi recomeçado a partir da Itália, mas não tem sido uma experiência bem sucedida do ponto de vista institucional, algo assim um pouco fraco, talvez porque tenha nascido com regras bem determinadas, quando talvez seja melhor iniciar com as pessoas e a partir delas as regras se fazem.

3 – Qual o carisma / vocação dos Leigos de São Paulo?

O carisma dos Leigos de São Paulo, é exatamente, aonde quer que estejam, quer residam em áreas onde há as nossas comunidades, quer não, estando ligados a nós, estando ligados ao carisma da renovação do fervor cristão, é encontrar em todos os ambientes, nas paróquias, nas escolas, nos locais de trabalho, enfim, em toda a parte, essa oportunidade de renovar esse fervor cristão que é um carisma bastante vasto, bastante amplo, que oferece inúmeras possiblidades de ação e de caminhada. Renovar o fervor cristão é como dizia SAMZ, é levar a todas as partes o espírito vivo e que da vida a tudo.

4 – Qualquer um pode participar desse movimento?

Inicialmente SAMZ criando esse grupo como um terceiro colégio, quase que como uma terceira congregação, ele limitou aos casais. Quando ressurgiu no século passado, também começou com casais, mas na verdade hoje, qualquer fiel cristão ligado a nós, Barnabitas e Angélicas pode participar desse grupo, seja qual for a idade. Aqui no Loreto, por exemplo, são casais que participam de várias pastorais, de várias atividades, que são do ECC, da pastoral Familiar, do Batismo e assim por diante. São pessoas que se reúnem mensalmente para refletir sobre os escritos e a espiritualidade de SAMZ.

No passado, quando estava em Belo Horizonte, tínhamos dois grupos, um de profissionais liberais, ligados ao nosso colégio e outros de trabalhadores ligados a nossa paróquia. Todos os dois grupos tinham essa característica de refletir sobre a espiritualidade, sobre os escritos de SAMZ sem ter regras fixas, porque, pelo menos eu, acredito que é melhor não ficar rigidamente presos a uma estrutura, pois até o próprio SAMZ queria que as estruturas ocupassem um espaço mínimo na vida das pessoas, elas são necessárias, mas elas não podem fechar as possiblidades das pessoas progredirem, crescerem. Como dizia ele, crescer sempre, buscando coisas cada vez mais perfeitas.

Entrevista: Thiago Santos

Pascom Loreto

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM