Entrevista Pastoral – fev2017

 

A Comissão do Santuário e os GUARDIÕES
 

              

Já no embalo das atividades do ano Mariano, fomos conhecer mais de perto um grupo relativamente novo na nossa comunidade, mas muito ativo: trata-se da Comissão do Santuário e os guardiões. Ninguém melhor que Victor e Julia, que estão à frente deste trabalho, para nos explicar o funcionamento e perspectivas para cada vez mais pessoas conheçam nosso lindo Santuário, que este ano completa 356 anos.

              

Como surgiu a comissão do Santuário e os guardiões?

R: Desde algum tempo, certos paroquianos sentiam a necessidade de divulgar que nossa Igreja tem um título diferente, é um Santuário Nacional. Essas pessoas, com o padre Sebastião, buscam aumentar a devoção a nossa Padroeira, Nossa Senhora de Loreto, que estava um pouco de lado devido às inúmeras atividades da Paróquia.

 

Mas afinal, qual é a diferença entre Paróquia e Santuário?

R: Ambos são Igreja, porém Segundo o Diretório sobre Piedade Popular e Liturgia, página 236 e seguintes, o Santuário se destaca pela piedade popular e é destino de peregrinação e romarias, onde o povo cria no local um ambiente próprio para a devoção popular, atraído, geralmente, pela veneração do santo que é cultuado naquele recinto, ou uma relíquia ou até mesmo por um milagre ali ocorrido.  Já a paróquia, tem uma forte estrutura voltada aos sacramentos, com cursos preparatórios, livros de registros e celebrações, além de ser o lugar onde os fiéis frequentam e se associam, através do dízimo ou outra forma de manutenção. Possui estrutura colegiada para o seu gerenciamento, tais, como os conselhos pastoral paroquial, o conselho econômico, a estruturação das várias pastorais e movimentos.

               Ou seja, normalmente dizemos que a Paróquia é o local em que as Pastorais desempenham suas atividades e Santuário é o local de graças especiais, de encontro com o Divino de maneira mais íntima.

Como a devoção de Loreto está intimamente ligada à Casa da Sagrada Família, há uma ligação muito forte com a Pastoral Familiar, sendo assim, esta foi uma das primeiras pastorais a abraçar essa questão, junto com mais alguns paroquianos que demonstraram o interesse em ajudar.

               Um dos primeiros pontos vistos foi à necessidade de termos o Santuário aberto para peregrinação e visita dos fiéis. O sonho é que no futuro ele possa ficar aberto todos os dias, como deve ser. Porém, tendo essa impossibilidade, decidimos marcar sempre todo dia 10 (visto que 10 de dezembro é dia de Nossa Senhora de Loreto), para termos o Santuário de portas abertas e pensamos nos guardiões do Santuário, pessoas que cuidam e zelam pelo mesmo, para que ele possa ficar aberto à visitação.

               Após um período de reuniões e planejamento, juntamente com o Padre Sebastião, eu (Vitor) e a Júlia identificamos que havia uma necessidade de ter uma coordenação neste projeto. Propusemos isso ao Padre, de nos afastarmos da Pastoral Familiar e criarmos uma Comissão do Santuário (que já existia, porém não com esse nome) e a divisão dela em equipes: Contato Externo, Loreto Peregrina, Guardiões do Santuário, Comunicação do Santuário e História do Santuário. Nossa preocupação é enaltecer o valor da devoção a Nossa Senhora de Loreto e a importância de sermos um Santuário, lembrando que Santuário, como foi dito, é local de graças especiais.
Quanto tempo tem essa missão?

R: Dia 10 de Dezembro de 2016 fizemos um ano de Santuário de Portas Abertas. Para esse ano Mariano, temos muitos planos que esperamos realizar, aguardem!

               A cada passo vamos melhorando, nos motivando para esse chamado em nossa comunidade. Neste primeiro ano tivemos 2.182 assinantes no Livro de Presença, sabemos que muito mais foram visitar, porém também sabemos que é pouco para aquilo que Deus nos reserva.

               Precisamos muito da paróquia e dos paroquianos para que reconheçam nossa Igreja devidamente como Santuário. Aproveitamos para agradecer a todos aqueles que de alguma forma já contribuíram com esta Missão. Estamos agindo conforme a Missão de São Francisco de Assis, reconstruir aos poucos, e com a ajuda de todos, a Igreja de Jesus Cristo. Cremos que não reconstruir fisicamente, mas sim a espiritualidade.

 

O que é preciso para ser um guardião? E para fazer parte da Comissão do Santuário?

R: Periodicamente abrimos um período de inscrições para todos aqueles que se sintam chamados a serem guardiões do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Loreto, bastando apenas preencher uma ficha e devolver à equipe responsável. Todos são contatados e convidados a participar de uma formação, onde vão saber o que faz um guardião, um pouco da história de Nossa Senhora de Loreto e da importância do Santuário. No último ano fizemos duas formações, uma no primeiro semestre e outra no segundo, mais próximo da festa de nossa Padroeira. Fora isso, ter fé e comprometimento são características que todo guardião precisa ter. Acreditar em Deus, na intercessão de Sua Mãe Santíssima e comprometer-se com o chamado participando daquilo a que se dispôs.

               Já a Comissão é formada por guardiões escolhidos para desempenharem determinada função, mas é aberta à opinião e ideias de todos.

               Convidamos de maneira especial a você que está lendo este artigo a visitar nosso Santuário, Sim, ele é meu e seu, afinal é a Casa de Maria, Casa da nossa Mãe do Céu. Convidamos especialmente para os dias 10 que contam com uma repleta programação: Ângelus, Terço de Nossa Senhora de Loreto, Terço Mariano, Hora da Misericórdia, etc. Neste Ano de 2017, Ano Mariano na Igreja do Brasil e especialmente dedicado às famílias na Arquidiocese do Rio de Janeiro, propomos para que você e sua família peregrinem até o Santuário de Nossa Senhora de Loreto. O que marca uma peregrinação não é a distância que temos que percorrer, mas sim a intenção de nosso coração, ansioso para encontrar o Divino.

               Preparem-se, em 2017 teremos muitas novidades!

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM