Entrevista Pastoral – Escola de Evangelização Santo André

 

ESCOLA DE EVANGELIZAÇÃO SANTO ANDRÉ – LORETO

eesa

 

Nesta edição vamos conhecer melhor a EESA.

Para nos falar sobre a organização da escola, sua atuação em nossa paróquia e sobre suas conquistas e dificuldades do trabalho, a coordenadora atual, Dora Bernardo, reuniu a equipe, para juntos, responderem as nossas perguntas.

 

Como é a organização da Escola de Evangelização Santo André? Ela existe em outras paróquias e dioceses? Fale um pouco da sua fundação e história.

 

O Projeto Pastoral Santo André responde ao chamado e envio do Senhor Jesus de evangelizar até os confins da terra e até o fim dos tempos.

Em 1980 nasceu a primeira Escola de Evangelização no México, então chamada de “Escola de Apóstolos, graças a visão e colaboração de um leigo católico, José H. Prado Flores.

Em 1985 Jose H. Prado Flores e Pe. Emiliano Tardifi unem forças e carismas para estabelecer o perfil deste Projeto.  No Brasil em 1987 A Escola dos Apóstolos, surgida no México, se integrou ao Projeto Evangelização 2000, com o qual teve um alcance latino-americano, onde foram geradas mais de 200 escolas.

Em 2001 o leigo Paulo Roberto da Silva Lopes, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro foi designado por Prado Flores responsável pelo Escritório Nacional da Escola de Evangelização Santo André. No ano de 2002 foi realizado o I Seminário Nacional contando com a presença de Prado Flores e diversas Escolas de todas as regiões.

EM 2006 realizou-se o III Seminário e Congresso Nacional. Depois foi formado um Conselho Nacional, sendo intercalado por seminários regionais, os quais se realizam em distintas regiões. Hoje o Escritório Nacional encontra-se nas dependências do Centro de Pastoral de Londrina.

Bem isso é um pequeno resumo da história da EESA. São mais de 2000 Escolas em 68 países, no Brasil já existem 170 escolas cadastradas em mais de 20 dioceses.

 

A quanto tempo a Escola funciona no Loreto? Como ela está organizada?

 

No Loreto a Escola funciona a quase 20 anos. Somos atualmente, uma equipe composta por 10 membros. Ministramos os cursos no Loreto e também colaboramos com as paróquias do Vicariato, auxiliando outras Escolas nos cursos realizados pelas mesmas. Por diversas ocasiões prestamos colaboração em encontros de nossa comunidade realizando palestras (FÉ e Dons e EJC). Como nossa missão é evangelizar procuramos estar em contato com as pessoas em locais públicos como é o caso do TERÇO QUERIGMATICO, realizado nas praças. O último foi feito na praça da Gardênia, nesta ocasião contamos com a presença do pároco da Santa Luzia, Pe. Robert e irmãos da ESSA dessa mesma comunidade.

Participamos também, naturalmente, das atividades conjuntas da nossa Paróquia.

 

O nome da Escola já anuncia o seu objetivo, que é o da EVANGELIZAÇÃO. Como é a dinâmica de trabalho para se cumprir com seu objetivo?

 

Quanto a dinâmica do trabalho podemos dizer que o fogo do sistema está integrado por três chamas:

Kerigma:  A base da evangelização, JESUS MORTO, RESSUSCITADO E GLORIFICADO COMO SALVADOR, SENHOR E MESSIAS

Karisma: Sinais da fidelidade do Senhor que nos faz experimentar que Jesus está vivo entre nós e nos permite evangelizar com poder

Koinonia:  comunidades evangelizadas e evangelizadoras que mostram que o REINO está no meio de nós.

A estratégia é trabalhar com um fator multiplicador. Não basta evangelizar, é preciso formar evangelizadores, ou melhor, formar formadores. Evangelizar se aprende evangelizando.

O projeto Pastoral das EESA, da mesma forma que o apostolo André, tem por missão buscar Pedros que sirvam, amem e anunciem o Senhor Jesus mais e melhor que nos mesmos.

 

Quantos e quais cursos são oferecidos pela Escola?

 

O programa de formação está dividido em 3 etapas com 7 cursos cada.

1ª etapa: cursos que abordam os FUNDAMENTOS DA VIDA CRISTA (Nova Vida, Emaus…)

2ª Etapa: Aprender a Evangelizar

3ª Etapa: Formar Evangelizadores

E temos também os cursos Optativos. Os cursos da EESA são cristocentricos e bíblicos. A Palavra de Deus é a fonte e a força das Escolas de Evangelização. Nossos cursos se realizam em clima de oração e alegria. O anuncio do encontro do Tesouro escondido se faz com alegria e em ambiente festivo.

Em todos os cursos são apresentadas ricas dinâmicas que favorecem a compreensão do conteúdo, alguns contam com dramatizações onde os participantes atuam colhendo preciosos frutos… Tudo isso e mais a música são meios de ensino e aprendizagem.

É importante dizer também que todos os livros-texto e esquemas dos cursos contam com o “Imprimatur”.  A linha doutrinal está definida pelo Magistério, Catecismo e Tradição da Igreja Católica.

 

Quais os principais desafios enfrentados no dia-a-dia?

 

Desafios? Não são diferentes dos diversos grupos e movimentos que atuam em nossa comunidade.  Como divulgar de maneira mais eficaz os nossos cursos?  Como chegar ao maior número possível de pessoas?

Apesar de todos os esforços ainda não conseguimos êxito.  Parece que a EESA do Loreto apesar de existir há tanto tempo ainda é uma desconhecida para muitos. Gostaríamos de poder contribuir com muito mais.

 

Como uma pessoa pode participar da equipe? É necessário algum curso de formação?

 

Para participar da equipe pede-se que a pessoa tenha feito pelo menos 3 cursos da 1ª etapa, que se identifique com o projeto da EESA e que tenha disponibilidade. A pessoa deve ter uma mentalidade comunitária, e vivencia de Igreja.

 

 

Qual mensagem vocês gostariam de mandar para os leitores da nossa revista?

 

Eu li esse trecho no Projeto Pastoral e achei bonito: “A EESA não é outro movimento na Igreja… Tem a riqueza de muitos, mas não pode estar limitado por nenhum deles, já que deve servir a todos. Não é melhor nem pior que outros sistemas ou métodos evangelizadores, é simplesmente diferente, como um membro diverso do corpo, que está a serviço de outros. É como uma vitamina que fortalece a quem toma.  SOMOS SIMPLESMENTE UMA ESTAÇÃO DE SERVIÇO.”

Convidamos a comunidade para conhecer melhor a EESA através do site: http://www.eesabrasil.com.br/ e aqueles que desejarem ter uma experiência do amor de Deus, que venham participar do próximo Curso Nova Vida, nos dias 27 e 28 de agosto, no Cepar das 08:30 às 17:30 horas.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM