Entrevista Pastoral EPVM

Como todos sabem, o Papa Francisco convocou para este ano o Sínodo dos Bispos, sobre as famílias. Ao meditarmos a oração à Sagrada Família, que o Papa nos pediu para rezar todos os domingos do mês de setembro, a principal expressão nos fala sobre o silêncio e sobre fazer das famílias “Pequenas igrejas domésticas”. Fato é que todo nosso conhecimento começa em casa e por isso a família é tão importante ao longo do crescimento de cada um. Pensando nisso, esse mês a Pascom foi entrevistar e, com isso conhecer melhor, o EPVM, grupo de serviço que veio substituir o Curso de Noivos, que vem a ser o preparador para o inicio dessa Igreja doméstica. Santo Antônio Maria Zaccaria, foi um dos pioneiros a instituir a pastoral para vocação matrimonial, uma vez que os barnabitas já possuíam para a vocação do serviço religioso e sacerdotal. Nosso lar começa quando um casal resolve que não deseja mais ser um e sim três.

 

Pascom: O que é o EPVM?

 

EPVM: EPVM são as iniciais de “Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial”, organizados pelos agentes do Setor Pré Matrimonial da Pastoral Familiar, visando à preparação dos casais para “optarem livre e conscientemente pelo sacramento do matrimônio, baseados no amor conjugal cristão e buscando a evangelização da sua família” (Guia de Preparação para a Vida Matrimonial – CNBB) – Esse trabalho era denominado anteriormente “Curso de Noivos”.

 

Pascom: Como é constituída, quantas pessoas estão envolvidas na equipe e como dividem-se em suas tarefas?

 

EPVM: A equipe atualmente constitui-se de um casal coordenador geral, um casal assistente dos coordenadores, aproximadamente 30 casais e duas viúvas.

Temos seis EPVM’s por ano, com carga horária de 15 horas cada, divididas em seis sábados, das 18:30 às 21:00 horas, com dois temas por encontro. Cada EPVM tem um casal coordenador e casais de apoio. Temos também dois aprofundamentos por ano e duas confraternizações coordenados por casais da equipe. Realizamos também, uma vez por ano o Encontro de Recém-Casados, para os casados com até três anos, onde contamos com um casal da equipe na coordenação e todos os demais agentes trabalhando nas várias atividades.

Realizamos reuniões quinzenais de oração, reflexão, partilha e trabalho, cada uma, coordenada por um casal da equipe de modo que todos tenham participação ativa nas reuniões.

Antes, porém, de tudo isso acontecer temos as Entrevistas com os casais candidatos, que se dão aos sábados às 18:30 h, coordenadas por um casal e efetuadas pela equipe de entrevista. É o momento em que se faz a inscrição para o EPVM, caso o casal decida fazê-lo na Paróquia.

 

Pascom: Quais são os próximos projetos?

 

EPVM: Atualmente a equipe está se organizando para fazer um trabalho de acompanhamento aos noivos, depois que eles terminam o EPVM, com o objetivo de não “perdê-los de vista” até o próximo contato que será feito somente no convite para o Encontro de Recém-casados. Algumas vezes quando a equipe vai convidá-los descobre que alguns já estão separados mesmo antes de completar 2 anos de casados. A ideia é que “haja a continuidade do trabalho, com formação de grupos de reflexão, promoção de palestras e eventos sobre assuntos não abordados ou não plenamente esgotados” nos EPVM’s.

 

Pascom: O EPVM está ligado a alguma outra pastoral direta ou indiretamente? Como é o trabalho dessas pastorais com vocês?

 

EPVM: Com a retomada das atividades da Pastoral Familiar na Paróquia, a equipe dos EPVM’s ficou inserida no Setor Pré-Matrimonial e atua na Preparação Próxima ao Matrimônio. Esse trabalho traz a oportunidade de encaminhar casais para o ECC, através do Encontro de Recém-Casados, onde eles preenchem as fichas para inscrição. A equipe tem também o compromisso de, a cada reunião, levar macarrão para doar aos assistidos da Ação Social da Paróquia.

 

Pascom: Para aqui na paróquia o EPVM, os casais podem pertencer a outras paróquias? Outra religião? Um dos dois pode não ser católico?

 

EPVM: Sim, sempre temos nos EPVM’S casais vindos de outras paróquias, outros bairros, distantes até, que fazem questão de participar dos encontros no Loreto, por recomendação de amigos ou parentes.

Com relação à questão da religião diferente, pelo Código de Direito Canônico, constitui impedimento por Disparidade de Culto. Para um católico se unir a um não-batizado é preciso conseguir dispensa desse impedimento dada pelo Bispo. No caso de religiões diferentes, casando-se na Igreja Católica os cônjuges, especialmente o de outra religião devem comprometer-se a educar os filhos na religião católica. Normalmente esses casos são encaminhados ao pároco para orientação ao casal.

 

Pascom: Quem pode fazer parte da equipe?

 

EPVM: A equipe é formada por casais, com qualquer tempo de casamento, desde que tenham o Sacramento do Matrimônio.

 

Pascom: Qual é a dirigência espiritual do EPVM?

 

EPVM: Nosso dirigente espiritual era o Padre Francisco. Atualmente é o nosso Pároco, Pe. Sebastião. Nossa fundamentação Bíblica está em: Gênesis 2, 24: “Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne.” Mateus 19, 6: “Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.” E Marcos 16, 15: Disse Jesus aos apóstolos: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.”

 

Pascom: Como se dá a preparação para os EPVM’s? Existem formações internas?

 

EPVM: Sim, antes de cada EPVM a equipe de trabalho responsável reúne-se para organizar e dividir as tarefas. Telefonam para os casais inscritos, decidem as datas dos temas, escolhem palestrantes, preparam crachás e demais materiais necessários. As formações são feitas durante os aprofundamentos da equipe e também em algumas das reuniões quinzenais.

 

Pascom: Quais são os maiores desafios do trabalho realizado por vocês?

 

EPVM: Certamente a evangelização dos casais que procuram o EPVM hoje é um desafio. O despreparo dos noivos é um dos fatores que causa maiores problemas no casamento e na vida familiar. Muitos jovens não recebem formação adequada para o matrimônio e para a compreensão do que é a vida familiar, segundo os desígnios de Deus.

 

Pascom: Leiam na sequência, como se deu transição do Curso de Noivos para o EPVM e o seu histórico na nossa paróquia.

 

Testemunho

“Decidimos nos casar ha um ano atrás. E junto com todos os preparativos da cerimônia, da festa e da futura casa, sabemos que o casamento é antes de tudo um chamado de Deus para o homem e para mulher que desejam um caminho de santidade mediante a vida conjugal. Por isso queremos nos preparar bem para vivermos esse chamado de Deus nas nossas vidas. Procuramos então o curso de noivos e soubemos que hoje é o EPVM. Vamos então participar, para que possamos receber esta formação e nos prepararmos adequadamente para o recebimento do Sacramento do matrimônio.” (Fernanda e Victor Hugo, membros da Paróquia).

 

“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela Palavra, para a apresentar a si mesmo Igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.” Efésios 5: 25-28

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais