Entrevista Pastoral Comissão de Eventos

Seguindo nosso projeto de apresentar à Comunidade as pastorais e grupos de serviços do Loreto, esse mês, entrevistamos a COMISSÃO DE EVENTOS, que seguindo o modelo tradicional dos demais grupos de serviço, organiza, mobiliza e anima as demais pastorais, para o trabalho conjunto, nos principais eventos da paróquia. Conversamos com o Corredeira, atual coordenador do grupo.

Como foi a criação da Comissão de Eventos?

Esse serviço se originou a partir da “Comissão dos 350 anos”. Todos lembram que há pouco mais de três anos nossa paróquia comemorou os 350 anos da sua fundação. Nosso pároco, Pe. Sebastião, na intenção de promover a comemoração do Jubileu à altura do belíssimo Santuário que nos foi confiado, convocou uma equipe de paroquianos para “botar no papel”– e tirar dele, algo que fizesse de 2011 um ano para ficar na memória da nossa comunidade.
Esse grupo, coordenado na época, pelo Sergio Villie, começou a se reunir no segundo semestre de 2010 e desenvolveu um calendário de atividades que marcasse os 350 anos do Loreto na Freguesia de Jacarepaguá. Essas atividades não se restringiriam ao dia 06 de março, mas se prolongaram por todo o ano de 2011.

E realmente muita coisa diferente se viu por aqui: do jantar de abertura das festividades, em janeiro, à gincana da juventude; do festival de música com as bandas das nossas missas, à apresentação de uma banda filarmônica; da retomada da comemoração ao dia do aviador e a parceria com a Aeronáutica (que desde então traz sua banda para as missas dos aviadores e da festa de N. Sra. de Loreto) ao encontro de corais, que foi o pontapé inicial para a formação do Coral da paróquia.

Tantas atividades diferentes e o ideal de reunir nossas pastorais em torno das comemorações, fez com que ao final do ano, o grupo fosse convidado pelo pároco a permanecer como mais um serviço de nossa paróquia.

Desde então, esse serviço trabalha no apoio e organização de três atividades que congregam e reúnem nossos paroquianos e nossas pastorais: Festa Junina, Missa do Aviador e Festa da Padroeira.

O objetivo da equipe é acima de tudo ser o elo “animador” entre os movimentos que aqui existe, apresentando e estreitando laços entre as pastorais, buscando uma profunda integração entre os serviços de nossa paróquia.

Qual o balanço que a equipe faz deste tempo desde a sua formação?

Entre outras coisas retomamos com a comunidade a festa junina que sempre foi um marco em Jacarepaguá. Também a Festa da Padroeira (que tempos atrás era chamada de FESOJA), voltou a ser comemorada de maneira menos tímida, muito mais participativa.

Essas festas com o apoio de todas as pastorais e movimentos têm tido uma arrecadação expressiva para ajudar nas despesas da nossa paróquia; mas mais do que isso tem trazido a nossa comunidade momentos de confraternização e alegria à grande família reunida sob o manto de Nossa Senhora de Loreto.

Como se organiza a Comissão?

A equipe costuma se reunir uma vez na semana e como todas as pastorais sempre abre os trabalhos com uma oração e a partilha da palavra de Deus. Gostaríamos de reforçar o convite que temos feito nos conselhos:

Pastorais e grupos de serviços, identifiquem entre seus membros um representante para participar de nossa equipe. Isso aumenta a interação, reforça o sentido de comunidade e certamente enriquecerá nossos próximos eventos. Nosso email para contatos, sugestões e outras informações é: eventos@loreto.org.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM