Entrevista Pastoral Comissão de Eventos
Seguindo nosso projeto de apresentar à Comunidade as pastorais e grupos de serviços do Loreto, esse mês, entrevistamos a COMISSÃO DE EVENTOS, que seguindo o modelo tradicional dos demais grupos de serviço, organiza, mobiliza e anima as demais pastorais, para o trabalho conjunto, nos principais eventos da paróquia. Conversamos com o Corredeira, atual coordenador do grupo.
Como foi a criação da Comissão de Eventos?
Esse serviço se originou a partir da “Comissão dos 350 anos”. Todos lembram que há pouco mais de três anos nossa paróquia comemorou os 350 anos da sua fundação. Nosso pároco, Pe. Sebastião, na intenção de promover a comemoração do Jubileu à altura do belíssimo Santuário que nos foi confiado, convocou uma equipe de paroquianos para “botar no papel”– e tirar dele, algo que fizesse de 2011 um ano para ficar na memória da nossa comunidade.
Esse grupo, coordenado na época, pelo Sergio Villie, começou a se reunir no segundo semestre de 2010 e desenvolveu um calendário de atividades que marcasse os 350 anos do Loreto na Freguesia de Jacarepaguá. Essas atividades não se restringiriam ao dia 06 de março, mas se prolongaram por todo o ano de 2011.
E realmente muita coisa diferente se viu por aqui: do jantar de abertura das festividades, em janeiro, à gincana da juventude; do festival de música com as bandas das nossas missas, à apresentação de uma banda filarmônica; da retomada da comemoração ao dia do aviador e a parceria com a Aeronáutica (que desde então traz sua banda para as missas dos aviadores e da festa de N. Sra. de Loreto) ao encontro de corais, que foi o pontapé inicial para a formação do Coral da paróquia.
Tantas atividades diferentes e o ideal de reunir nossas pastorais em torno das comemorações, fez com que ao final do ano, o grupo fosse convidado pelo pároco a permanecer como mais um serviço de nossa paróquia.
Desde então, esse serviço trabalha no apoio e organização de três atividades que congregam e reúnem nossos paroquianos e nossas pastorais: Festa Junina, Missa do Aviador e Festa da Padroeira.
O objetivo da equipe é acima de tudo ser o elo “animador” entre os movimentos que aqui existe, apresentando e estreitando laços entre as pastorais, buscando uma profunda integração entre os serviços de nossa paróquia.
Qual o balanço que a equipe faz deste tempo desde a sua formação?
Entre outras coisas retomamos com a comunidade a festa junina que sempre foi um marco em Jacarepaguá. Também a Festa da Padroeira (que tempos atrás era chamada de FESOJA), voltou a ser comemorada de maneira menos tímida, muito mais participativa.
Essas festas com o apoio de todas as pastorais e movimentos têm tido uma arrecadação expressiva para ajudar nas despesas da nossa paróquia; mas mais do que isso tem trazido a nossa comunidade momentos de confraternização e alegria à grande família reunida sob o manto de Nossa Senhora de Loreto.
Como se organiza a Comissão?
A equipe costuma se reunir uma vez na semana e como todas as pastorais sempre abre os trabalhos com uma oração e a partilha da palavra de Deus. Gostaríamos de reforçar o convite que temos feito nos conselhos:
Pastorais e grupos de serviços, identifiquem entre seus membros um representante para participar de nossa equipe. Isso aumenta a interação, reforça o sentido de comunidade e certamente enriquecerá nossos próximos eventos. Nosso email para contatos, sugestões e outras informações é: eventos@loreto.org.br