Entrevista com Bruno dos Santos – “A grande Imagem de Francisco”

No último domingo, 12 de maio, tivemos durante a parte da manhã a presença da equipe da Cia de Arte & Afetividade – Caafé, que está colhendo assinaturas para a confecção de um grande bandeirão chamado de “A Grande imagem de Francisco”.  Essa bandeira terá a imagem de nosso Papa montada através das mensagens coletivas de apoio, carinho e afeto direcionadas ao nosso Pastor.

Conversamos com Bruno dos Santos – Antropólogo e coordenador do projeto que nos contou um pouco mais dessa iniciativa.

De onde surgiu a ideia de fazer um bandeirão com a imagem do papa?

Bruno –Bom, a ideia surgiu a partir do momento em que queríamos criar algo para a JMJ 2013. Então pensamos em algo que pudesse acolher o Papa com uma cara super brasileira, algo que demonstrasse o nosso calor, o nosso afeto e principalmente essa maneira carinhosa que nós brasileiro temos. E a partir dai correlacionamos com uma experiência associada ao esporte mais popular do mundo e decidimos criar uma bandeira semelhante a das torcidas organizadas com uma pegada totalmente voltada para o afeto, para os sentimentos e para expressões de carinho onde em uma arte TOTALMENTE INTERATIVA podemos construir junto com diversas pessoas este lindo presente para o Papa Francisco.

 

Vocês já tem outras ações planejadas ?

Bruno – Bom, temos 5 desdobramentos associados diretamente A Grande Imagem de Francisco (nome da bandeira que estamos construindo).

O primeiro é a arrecadação de alimentos. Ou seja, este trabalho tem por objetivo estimular que as pessoas que forem deixar suas mensagem na bandeira doe pelo menos um kg de alimento. O objetivo é associar diretamente a princípios da Igreja. A própria bandeira tange princípios fundamentais da Igreja como unidade (todos participando de um trabalho para torná-lo forte e edificado). Então a arrecadação de alimento vai estimular a caridade, o amor ao próximo e a preocupação com outros que poderemos ajudar com nossas doações.

O segundo é a preparação de um site. Este site tem por objetivo atrair as pessoas para para que deixem as suas mensagens, participe desta bandeira escrevendo na bandeira. O site buscará publicizar o trabalho que esta sendo feito uma vez que ele terá quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano). Haverá um link no site onde as pessoas poderão contribuir com qualquer quantia para que a bandeira seja feita. Até porque não temos nenhum patrocínio e também estamos buscando qualquer tipo de apoio para realizar o trabalho.

Neste site todos poderão ver reportagens, matérias, trajeto por onde a bandeira ja passou, prestação de contas e o caminho por onde a bandeira poderá passar.

O terceiro desdobramento são os registros em vídeo que estamos preparando para criar um documentário contando sobre a bandeira. Desde a sua criação até o momento em que entregaremos este trabalho pronto.

O quarto trabalho é o registro da bandeira, as mensagens mais legíveis, possam vir a fazer parte de um livro onde, junto com as fotos, possam mostrar todo processo de criação, de demonstração de carinho e sentimentos na bandeira uma vez que não é muito provável que o Papa abra a bandeira para ler todas as mensagens.

Então o livro é algo que poderemos entregar-lhe e ele poderá ler sempre que quiser e tiver vontade.

E o quinto desdobramento é a criação de uma revista até o início de julho onde nós poderemos mostrar o processo de criação da bandeira através das próprias pessoas. Pessoas que assinaram, que foram chaves para a criação da bandeira e principalmente mostrar imagens que mostrem esse trabalho cada vez mais próximo de sua essência.

O objetivo desta revista e mostrar, através de uma linguagem descontraída para o público jovem, todo processo de desenvolvimento deste trabalho. O nosso interesse é mostrar isso em três idiomas diferentes para que jovens de outros países possam ler e compreender sobre este trabalho.

 

E como foi realizar essa ação aqui na Paróquia Nossa Senhora de Loreto ?

Bruno – De forma muito maravilhosa e tranquila. A adesão foi bastante interessante e tivermos cerca de mais ou menos 1.000 pessoas participando deste trabalho. As pessoas elogiaram a iniciativa, gostaram do trabalho, procuraram se informar, saber sobre o que era feito, por que estava sendo feito e demonstraram de maneira bastante legal o seu apoio. Tanto é que foi através deste apoio e o interesse do nosso Querido Pe. Sebastião estaremos voltando no sábado e domingo na parte da noite para oportunizar a todos escreverem na bandeira.

 

E de que forma os paroquianos que gostaram do projeto podem ajudar ?

Bruno – Os paroquianos que quiserem ajudar ao projeto, podem procurar a equipe neste final de semana, durante a assinatura, e conversar conosco.

 

Para os que ainda não conhecem o projeto, eles estão com uma página no facebook – A Grande Imagem de Francisco

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM