Open/Close Menu A Paróquia de Nossa Senhora de Loreto quer ser comunidade de fé e de amor. Reúne numerosíssimos fiéis em movimentos, serviços e pastorais, espaço de convivência, de fraternidade, de acolhimento e partilha. Quer oferecer oportunidade para aprimorar convivência cristã em torno da Palavra e dos serviços de ajuda aos mais necessitados. Lugar de um culto sempre mais aprimorado, de louvor e de cursos de formação.

No último domingo, 12 de maio, tivemos durante a parte da manhã a presença da equipe da Cia de Arte & Afetividade – Caafé, que está colhendo assinaturas para a confecção de um grande bandeirão chamado de “A Grande imagem de Francisco”.  Essa bandeira terá a imagem de nosso Papa montada através das mensagens coletivas de apoio, carinho e afeto direcionadas ao nosso Pastor.

Conversamos com Bruno dos Santos – Antropólogo e coordenador do projeto que nos contou um pouco mais dessa iniciativa.

De onde surgiu a ideia de fazer um bandeirão com a imagem do papa?

Bruno –Bom, a ideia surgiu a partir do momento em que queríamos criar algo para a JMJ 2013. Então pensamos em algo que pudesse acolher o Papa com uma cara super brasileira, algo que demonstrasse o nosso calor, o nosso afeto e principalmente essa maneira carinhosa que nós brasileiro temos. E a partir dai correlacionamos com uma experiência associada ao esporte mais popular do mundo e decidimos criar uma bandeira semelhante a das torcidas organizadas com uma pegada totalmente voltada para o afeto, para os sentimentos e para expressões de carinho onde em uma arte TOTALMENTE INTERATIVA podemos construir junto com diversas pessoas este lindo presente para o Papa Francisco.

 

Vocês já tem outras ações planejadas ?

Bruno – Bom, temos 5 desdobramentos associados diretamente A Grande Imagem de Francisco (nome da bandeira que estamos construindo).

O primeiro é a arrecadação de alimentos. Ou seja, este trabalho tem por objetivo estimular que as pessoas que forem deixar suas mensagem na bandeira doe pelo menos um kg de alimento. O objetivo é associar diretamente a princípios da Igreja. A própria bandeira tange princípios fundamentais da Igreja como unidade (todos participando de um trabalho para torná-lo forte e edificado). Então a arrecadação de alimento vai estimular a caridade, o amor ao próximo e a preocupação com outros que poderemos ajudar com nossas doações.

O segundo é a preparação de um site. Este site tem por objetivo atrair as pessoas para para que deixem as suas mensagens, participe desta bandeira escrevendo na bandeira. O site buscará publicizar o trabalho que esta sendo feito uma vez que ele terá quatro idiomas (português, inglês, espanhol e italiano). Haverá um link no site onde as pessoas poderão contribuir com qualquer quantia para que a bandeira seja feita. Até porque não temos nenhum patrocínio e também estamos buscando qualquer tipo de apoio para realizar o trabalho.

Neste site todos poderão ver reportagens, matérias, trajeto por onde a bandeira ja passou, prestação de contas e o caminho por onde a bandeira poderá passar.

O terceiro desdobramento são os registros em vídeo que estamos preparando para criar um documentário contando sobre a bandeira. Desde a sua criação até o momento em que entregaremos este trabalho pronto.

O quarto trabalho é o registro da bandeira, as mensagens mais legíveis, possam vir a fazer parte de um livro onde, junto com as fotos, possam mostrar todo processo de criação, de demonstração de carinho e sentimentos na bandeira uma vez que não é muito provável que o Papa abra a bandeira para ler todas as mensagens.

Então o livro é algo que poderemos entregar-lhe e ele poderá ler sempre que quiser e tiver vontade.

E o quinto desdobramento é a criação de uma revista até o início de julho onde nós poderemos mostrar o processo de criação da bandeira através das próprias pessoas. Pessoas que assinaram, que foram chaves para a criação da bandeira e principalmente mostrar imagens que mostrem esse trabalho cada vez mais próximo de sua essência.

O objetivo desta revista e mostrar, através de uma linguagem descontraída para o público jovem, todo processo de desenvolvimento deste trabalho. O nosso interesse é mostrar isso em três idiomas diferentes para que jovens de outros países possam ler e compreender sobre este trabalho.

 

E como foi realizar essa ação aqui na Paróquia Nossa Senhora de Loreto ?

Bruno – De forma muito maravilhosa e tranquila. A adesão foi bastante interessante e tivermos cerca de mais ou menos 1.000 pessoas participando deste trabalho. As pessoas elogiaram a iniciativa, gostaram do trabalho, procuraram se informar, saber sobre o que era feito, por que estava sendo feito e demonstraram de maneira bastante legal o seu apoio. Tanto é que foi através deste apoio e o interesse do nosso Querido Pe. Sebastião estaremos voltando no sábado e domingo na parte da noite para oportunizar a todos escreverem na bandeira.

 

E de que forma os paroquianos que gostaram do projeto podem ajudar ?

Bruno – Os paroquianos que quiserem ajudar ao projeto, podem procurar a equipe neste final de semana, durante a assinatura, e conversar conosco.

 

Para os que ainda não conhecem o projeto, eles estão com uma página no facebook – A Grande Imagem de Francisco

 

Write a comment:

*

Your email address will not be published.

Siga-nos: