Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial
Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial
(antigo Curso de Noivos)
Até o ano de 1979, os casais da nossa comunidade faziam o Curso de Noivos, com duração de um dia, na Paróquia da Praça Seca.
Sob a Luz do Espírito Santo, nosso pároco na época e atualmente, Padre Sebastião, viu despertar em seu coração a necessidade de promover, em nossa Paróquia, uma forma de preparar os casais para receber o sacramento do matrimônio e, em agosto de 1979, criou o Curso de Noivos.
Há 35 anos, quando da fundação do Curso de Noivos, Padre Sebastião orientou a equipe quanto aos temas e ao número de reuniões a serem realizadas. Desde então é mantido o mesmo esquema: seis reuniões com duas horas de duração cada.
A partir de janeiro de 1991, a publicação “Curso de Preparação ao Casamento” passou a ser de uso obrigatório em todas as Paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro onde funcionassem Cursos de Noivos. A equipe do Curso de Noivos, então, adaptou todos os temas às orientações, cujos conteúdos foram organizados a partir do livro “Noivado e Casamento – Preparação e Orientações para solteiros e casados”, de Dom Rafael Llano Cifuentes.
Em 2009 a Arquidiocese do Rio de Janeiro apresentou o Projeto para o Setor Pré-matrimonial, produzido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar, sob as orientações de Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Animador.
Deste projeto surgiram os Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM), denominação atual para os antigos Cursos de Noivos.
“O objetivo central desses Encontros é sensibilizar os noivos para optarem livre e conscientemente pelo sacramento do matrimônio, baseados no amor conjugal cristão e buscando a evangelização da sua família.”
A equipe de agentes do Curso de Noivos participou ao longo de 2009 de cursos e um congresso com a finalidade de preparar-se para a aplicação destas novas diretrizes nas suas atividades, que foram os seguintes:
- Curso de Capacitação e Formação de Agentes dos Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial
- Reunião do Projeto do Setor Pré-matrimonial na Igreja de São Francisco Xavier, onde foram votadas as propostas coletadas no Curso de Capacitação e Formação.
- Reunião na Paróquia de N. Sra. de Fátima, no Pechincha, onde foi realizada uma mesa-redonda para saber como são feitos os Cursos de Noivos nas diversas Paróquias do nosso Vicariato.
- 18º Congresso Arquidiocesano de Pastoral Familiar, onde foi apresentado finalmente o “Projeto para o Setor Pré-matrimonial”, com o lançamento do novo logotipo da Pastoral Familiar do Rio de Janeiro e dos Setores Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e Casos Especiais.
Buscando a unidade em toda a Arquidiocese, em relação à preparação para o matrimônio, foram acordadas as seguintes propostas:
- A Arquidiocese assume a nomenclatura Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM) em lugar das outras, eventualmente utilizadas.
- A carga horária mínima para os EPVM passa a ser de 12 horas, divididas em 3 dias, no mínimo.
- Casamento comunitário: os noivos devem passar pelo mesmo tipo de preparação do EPVM.
- Santificação da União: a cargo do Setor Pós-matrimonial.
- Padronização do logotipo arquidiocesano, camisa e ficha de inscrição e do modelo de “declaração” (que abole a nomenclatura “certificado”).
- Em caso de falta em um dos dias, providenciar reposição.
- O prazo de validade para a Declaração de participação no EPVM será de dois anos.
Desse modo, já a partir do segundo semestre de 2010, foi adotada a nomenclatura “Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial”, em substituição a “Curso de Noivos” na nossa Paróquia.