Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial

Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial
(antigo Curso de Noivos)

Até o ano de 1979, os casais da nossa comunidade faziam o Curso de Noivos, com duração de um dia, na Paróquia da Praça Seca.

 

Sob a Luz do Espírito Santo, nosso pároco na época e atualmente, Padre Sebastião, viu despertar em seu coração a necessidade de promover, em nossa Paróquia, uma forma de preparar os casais para receber o sacramento do matrimônio e, em agosto de 1979, criou o Curso de Noivos.

 

Há 35 anos, quando da fundação do Curso de Noivos, Padre Sebastião orientou a equipe quanto aos temas e ao número de reuniões a serem realizadas. Desde então é mantido o mesmo esquema: seis reuniões com duas horas de duração cada.

 

A partir de janeiro de 1991, a publicação “Curso de Preparação ao Casamento” passou a ser de uso obrigatório em todas as Paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro onde funcionassem Cursos de Noivos. A equipe do Curso de Noivos, então, adaptou todos os temas às orientações, cujos conteúdos foram organizados a partir do livro “Noivado e Casamento – Preparação e Orientações para solteiros e casados”, de Dom Rafael Llano Cifuentes.

 

Em 2009 a Arquidiocese do Rio de Janeiro apresentou o Projeto para o Setor Pré-matrimonial, produzido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral Familiar, sob as orientações de Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Animador.

Deste projeto surgiram os Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM), denominação atual para os antigos Cursos de Noivos.

“O objetivo central desses Encontros é sensibilizar os noivos para optarem livre e conscientemente pelo sacramento do matrimônio, baseados no amor conjugal cristão e buscando a evangelização da sua família.”

A equipe de agentes do Curso de Noivos participou ao longo de 2009 de cursos e um congresso com a finalidade de preparar-se para a aplicação destas novas diretrizes nas suas atividades, que foram os seguintes:

 

  • Curso de Capacitação e Formação de Agentes dos Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial
  • Reunião do Projeto do Setor Pré-matrimonial na Igreja de São Francisco Xavier, onde foram votadas as propostas coletadas no Curso de Capacitação e Formação.
  • Reunião na Paróquia de N. Sra. de Fátima, no Pechincha, onde foi realizada uma mesa-redonda para saber como são feitos os Cursos de Noivos nas diversas Paróquias do nosso Vicariato.
  • 18º Congresso Arquidiocesano de Pastoral Familiar, onde foi apresentado finalmente o “Projeto para o Setor Pré-matrimonial”, com o lançamento do novo logotipo da Pastoral Familiar do Rio de Janeiro e dos Setores Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e Casos Especiais.

Buscando a unidade em toda a Arquidiocese, em relação à preparação para o matrimônio, foram acordadas as seguintes propostas:

 

  • A Arquidiocese assume a nomenclatura Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial (EPVM) em lugar das outras, eventualmente utilizadas.
  • A carga horária mínima para os EPVM passa a ser de 12 horas, divididas em 3 dias, no mínimo.
  • Casamento comunitário: os noivos devem passar pelo mesmo tipo de preparação do EPVM.
  • Santificação da União: a cargo do Setor Pós-matrimonial.
  • Padronização do logotipo arquidiocesano, camisa e ficha de inscrição e do modelo de “declaração” (que abole a nomenclatura “certificado”).
  • Em caso de falta em um dos dias, providenciar reposição.
  • O prazo de validade para a Declaração de participação no EPVM será de dois anos.

 

Desse modo, já a partir do segundo semestre de 2010, foi adotada a nomenclatura “Encontros de Preparação para a Vida Matrimonial”, em substituição a “Curso de Noivos” na nossa Paróquia.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais