Editorial – Setembro 2016

Querido paroquiano, prezado leitor.

Madre Teresa de Calcutá, proclamada santa este domingo, em Roma, pelo Papa Francisco, vem participar das comemorações do Ano Santo da Misericórdia. Prêmio Nobel da Paz em 1979, ela foi aclamada a santa dos desamparados. Inês, seu nome de batismo, foi ser freira das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto e recebeu o nome religioso de Teresa. Foi trabalhar na Índia, em Calcutá onde começou a cuidar dos moribundos que recolhia nas ruas. Fundou a Congregação Missionárias da Caridade que hoje se espalha por todo o mundo. Morreu em 5 de setembro de 1997 e agora, antes de completar 19 anos de sua morte, foi canonizada. Em 1985 discursou na ONU. Foi apresentada pelo Secretário Geral como a “mulher mais poderosa do mundo”. Seu discurso, cheio de narrativas de fatos, abordou temas como amor, doação, ajuda aos mais necessitados, fome e distribuição das riquezas, aborto. Por fim, lembrou os sós, os que não são queridos. Esta semana, na ONU, está acontecendo uma exposição intitulada “A vida de Madre Teresa e o seu legado para a ONU.” Procuremos conhecer seu exemplo e imitá-lo.

Setembro, mês da Bíblia, será mais uma oportunidade para encontrar ali o rosto de Deus em todos os textos que falam da misericórdia. Com as indicações do Papa Francisco, prestamos atenção aos gestos e às palavras de Jesus. As mensagens dos Profetas são ricas pistas para conhecer Deus da misericórdia. Sabemos que são Lucas é chamado o Evangelho da Misericórdia. Basta lembrar as passagens do nascimento em Belém, do encontro de Maria e Isabel, das curas do paralítico e dos leprosos, da viúva de Naim, da mulher que toca suas vestes. Ali no capítulo 6, 36 está aquela palavra que foi escolhida como lema para o ano santo: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” As parábolas do bom samaritano (Lc 10,25-37) e do filho pródigo (Lc 15,11-32) ficam gravadas na memória de todos e se tornam ícones da misericórdia. E assim vamos descobrindo cada dia uma nova imagem do Pai Misericordioso.

Este dia 1 de setembro, Dia de Oração pelo Cuidado da Criação, criado pelo Para Francisco no ano passado, nos faz recordar a Encíclica “Laudato Si” e o seu apelo ao cuidado da casa comum. Rezemos: “Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida para que protejamos o mundo e não o depredemos, semeando beleza e não destruição.”

Maria, Rainha de toda a criação, rogai por nós.

P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM