Editorial – set2017
Querido paroquiano, prezado leitor.
As festividades de Nossa Senhora da Penna marcam este mês de setembro aqui na nossa região de Jacarepaguá. Por causa do lugar bonito, tão em evidência na nossa geografia, visto de todos os lados de grande bairro, sua igreja é muito procurada para devoção particular e celebrações dos sacramentos. O nosso Vicariato dedica grande importância a essa festa, com a Peregrinação Vicarial no sábado anterior ao primeiro domingo. A solenidade do dia 8 de setembro reúne muitos sacerdotes na celebração em geral presidida pelo Cardeal ou um Bispo.
Mas, sendo um Santuário Mariano, temos obrigação de lembrar as diversas datas de comemorações marianas. Esse dia 8 de setembro comemora, na liturgia em todo o mundo, a Natividade (nascimento) de Nossa Senhora referindo-se ao dia da Conceição Imaculada (Concepção) em 8 de dezembro. Mas outros títulos Marianos são comemorados nesse dia 8 de setembro. Conforme o Calendário Litúrgico do Brasil, celebra-se Nossa Senhora da Luz em Curitiba; Nossa Senhora da Vitória em Vitória do Espírito Santo; Nossa Senhora do Amparo, em Amparo; Nossa Senhora das Grotas em Juazeiro; Nossa Senhora Mãe da Divina Graça em Parnaiba; Nossa Senhora do Amor Divino em Petrópolis; Nossa Senhora de Monserrate em Santos e Nossa Senhora de Nazaré em Lábrea.
Outros dias tem comemorações de Nossa Senhora. 12 de setembro celebra o Santíssimo Nome de Maria. Dia 15 comemora Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora da Piedade. Dia 19 de setembro é o dia de Nossa Senhora da Salette e dia 24 Nossa Senhora das Mercês.
Setembro é também o mês da Bíblia. Este ano a CNBB indicou como livro a ser estudado neste mês, a 1ª Carta de S. Paulo aos Tessalonicenses. É importante reconhecer, cronologicamente, como o primeiro livro a ser escrito do Novo Testamento. Aí vamos conhecer os dramas da Igreja nascente e as características do Apóstolo Paulo como pastor em uma comunidade muito querida.
Na parte da revista dedicada aos registros da nossa história, vamos encontrar o relato de um participante da peregrinação que fizemos em vários locais marianos em julho, isto é, Medjugorj, Loreto e Mãe da Divina Providência, além de Assis, Cássia e Menino Jesus de Praga. Com destaque cito a presença em Loreto. Ali visitamos o Santuário que deu origem ao título do nosso Santuário, principalmente a Casa Santa de Nossa Senhora, a relíquia mais importante conservada na igreja. Esse era mesmo o meu maior desejo: levar uma peregrinação nossa ao Santuário de Loreto. Guardamos essa lembrança.
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.