Editorial – outubro 2017
Querido paroquiano, prezado leitor.
Especial é a marca deste ano para o tricentenário da aparição da imagem de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba do Sul. Todo o Brasil se volta para Aparecida neste dia 12 para agradecer por todas as graças que se espalham sobre o nosso país pela intercessão de Nossa Senhora. As comemorações se desenvolveram durante todo o ano, atingindo todas as dioceses do Brasil e culminam, nesses nove dias que antecedem a festa, na grande novena no Santuário. A nossa Arquidiocese antecipou o encerramento do Ano Mariano para o dia 7 de outubro para não fazer coincidir com dia da festa em Aparecida.
Também quero lembrar que este dia 7 de outubro é o dia de outra festa mariana muito importante: Nossa Senhora do Rosário Outras datas marianas deste mês de outubro são o dia 8, dia de Nossa Senhora do Bom Parto, em que se comemora também o dia do Nascituro, invocando a proteção da Virgem para todas as grávidas; Nossa Senhora de Nazaré é comemorada no segundo domingo do mês de outubro em Belém do Pará, na Basílica Santuário para onde converge o Círio, maior manifestação de devoção dos paraenses. Nossa Senhora do Pilar, devoção mariana da Espanha, é comemorada no mesmo dia 12 da nossa padroeira. Veja a referência na segunda capa e no artigo da página 21. Mais uma data mariana é o dia 18 quando se comemora Nossa Senhora de Schoenstadt, em seu Santuário aqui em Jacarepaguá, na Estrada dos Bandeirantes.
Outubro é também o Mês das Missões. A consciência de sermos Igreja Missionária nos impele a receber e meditar a Mensagem do Papa para esse dia. Ele nos convida a olhar a Igreja continuadora da missão de Jesus como Bom Samaritano, enviada a curar as feridas da humanidade e como Bom Pastor, buscando sem descanso quem se extraviou pelas estradas da vida. Dirige uma palavra especialmente aos jovens, esperança da missão, que serão objeto de particular estudo no Sínodo de 2018, para envolvê-los na responsabilidade missionária comum.
O tema de capa da revista deste mês é a música, a partir do evento Rock in Rio. Vamos encontrar uma orientação pormenorizada sobre a música na Liturgia. Veja às páginas 12 a 14.
Muito rica a reportagem sobre as atividades pastorais do EAC, EJC, Santificação do matrimônio e Betânia. Por fim, convido a todos a nos empenharmos na preparação da Festa da Padroeira em dezembro.
Maria, Mãe da Evangelização, rogai por nós.
P. Sebastião Noronha Cintra, pároco.